Z - Futebol Agência ENM

Sem nunca ter ganho, São Paulo tenta reescrever a sua história na Copa do Brasil

Paulo Pinto / saopaulofc.net

A relação entre São Paulo e Copa do Brasil nunca foi das melhores. Isso foi evidente desde a sua criação. Com inúmeros vexames e 20 eliminações no total, os comandados de Hernan Crespo tem a responsabilidade de mudar a história.

A melhor campanha do São Paulo na competição foi um único vice-campeonato em 2000. Perdendo para o Cruzeiro com gol de falta sofrido no final, foi o momento mais próximo de ser campeão que o torcedor do clube esteve nesta taça.

Além disso, foi semifinalista por quatro vezes: em 2002 acabou sofrendo a eliminação para o rival Corinthians, em 2012 viu a virada do Coritiba no Couto Pereira, em 2015 foi trucidado pelo Santos ao perder as duas partidas e em 2020 sofreu um duro castigo pelos gols perdidos na ida contra o Grêmio. Todas tiveram requintes de crueldade.

E agora?

Hoje a Copa do Brasil vive um momento totalmente oposto. Inicialmente vista como o torneio caminho mais tranquilo para a Libertadores e sem os times da competição internacional, hoje se vê cheia de glamour e com uma rica premiação que agrada a todos – ainda mais a um time em crise financeira como o São Paulo.

Contra o Vasco da Gama, o São Paulo pode dar mais um capitulo a esta história. Porém, precisa passar pelos fantasmas e também deixar de lado a má posição no Brasileirão. A volta de Luciano pode dar novos ares ao ataque Tricolor.

Positivamente ao São Paulo existe o fato de que muitos times da elite do futebol brasileiro acabaram sendo eliminados precocemente, o que abre a possibilidade para um caminho mais tranquilo caso passe do Vasco. Da primeira divisão restaram: Fluminense, Grêmio, Athletico, Santos, Bahia, Atlético Mineiro, Fortaleza e Flamengo. Junto do São Paulo são nove entre os dezesseis que ainda restaram.

Crespo das Copas?

Um fato que pode animar o torcedor do São Paulo é que Hernán Crespo sabe o que faz nos torneios de mata-mata. Não apenas no Defensa y Justicia onde se sagrou campeão da Copa Sulamericana, o argentino tem melhor desempenho nas copas do que na liga nacional, no Tricolor isso também acontece.

No Defensa y Justicia: 40,5% de aproveitamento com 7 vitórias, 7 empates e 9 derrotas em pontos corridos. Em mata-matas: 77% com 6 vitórias e 3 empates, além do título da Sulamericana.

No São Paulo: 38,5% de aproveitamento com 5 vitórias, 7 empates e 7 derrotas em pontos corridos (Fase de Grupos da Libertadores e Brasileirão). Em mata-matas: 70,8% com 5 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, além do título Paulista.

E se?

Em uma temporada tão complexa e com os problemas financeiros que o São Paulo tem, o título seria histórico. Somado isso a quebra do jejum de nunca ter vencido a competição faz com que haja muito valor para o Tricolor na Copa do Brasil.

Porém, o foco nela pode fazer com que o time patine mais no Brasileirão. É necessário uma boa mescla na atenção às competições para que o Tricolor não corra riscos de rebaixamento na liga nacional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo