Futebol

Últimas duas campeãs mundiais, França e Alemanha duelam na primeira rodada da fase de grupos da Euro

França
Foto: Gwendoline LeGoff/Panoramic via Imago Images

Na próxima terça-feira (15), às 16h, França e Alemanha fazem o grande confronto da primeira rodada da Euro 2020, na Allianz Arena, em Munique. As equipes estão no Grupo F da competição junto com Hungria e Portugal.

Como chega a França para a Euro 2020?

As duas seleções chegam em momentos distintos. Embalados pelo título mundial, os Les Bleus são um dos principais favoritos ao torneio. A equipe manteve a base da última Copa do Mundo e conta com grandes protagonistas no futebol mundial. Além disso, Didier Deschamps ganhou um reforço especial para a Eurocopa: Karim Benzema. O atacante do Real Madrid volta à seleção francesa depois de seis anos. 

A França foi a primeira colocada do Grupo H nas eliminatórias para a Euro 2020. A equipe de Didier Deschamps somou 25 pontos em dez rodadas. Foram oito vitórias, um empate e apenas uma derrota. Os Les Bleus marcaram 25 gols e sofreram apenas seis tentos. O desempenho não foi um dos mais significativos, mas o suficiente para confirmar a equipe em mais uma grande competição de seleções. 

Os franceses também lideram o Grupo D das eliminatórias para o mundial do Qatar em 2022. A equipe está invicta com sete pontos em três jogos (duas vitórias e um empate), marcou quatro gols e sofreu apenas um. 

Mas os ânimos da equipe estão ainda maiores para a disputa da Euro 2020. A volta de Benzema pode mudar o cenário da França. O atacante vem sendo um dos principais jogadores do futebol mundial nas duas últimas temporadas. 

Nos amistosos preparativos para a competição (País de Gales e Bulgária), a França apresentou uma dinâmica interessante no setor ofensivo. Deschamps organizou a equipe com um jogo apoiado, de aproximações e mobilidade, principalmente das grandes estrelas do meio-campo e ataque: Pogba, Mbappé, Griezmann e Karim Benzema. 

E a proposta funcionou. Dois jogos e duas boas vitórias pelo mesmo placar: 3 a 0 sobre os galeses e búlgaros. A França chega em mais uma competição como uma das principais favoritas. 

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Como chega a Alemanha para a Euro 2020?

Já a Alemanha vive uma outra fase. Depois da eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, a equipe passou por uma reestruturação no elenco. Joachim Löw deixou de convocar nomes importantes da seleção nos últimos anos, como por exemplo, Thomas Müller, Mats Hummels e Jeröme Boateng e decidiu apostar em novos jogadores como: Kai Havertz, Timo Werner, Leroy Sané, Joshua Kimmich, Leon Goretzka, Serge Gnabry, etc.

Entretanto, para a disputa da Euro, o treinador voltou atrás e chamou dois pilares do título mundial disputado no Brasil – Thomas Müller e Mats Hummels. Os dois atletas retornam ao selecionado alemão depois de três anos.  

No caminho para a classificação para a Euro, a Alemanha também não teve muitos problemas para conseguir a vaga para a Euro 2020. O time foi o primeiro colocado do Grupo C, com 21 pontos em oito jogos. Foram sete vitórias e uma única derrota durante a fase prévia do torneio. A equipe teve o quinto melhor ataque da competição com 30 gols marcados e sete gols sofridos. 

Mesmo com uma fase eliminatória bem sólida, a Alemanha tem apresentado um rendimento bem distante do seu ideal. Joachim Löw fez diversos testes neste período, utilizou variou esquemas táticos (linha de 3 e linha de 4) e colocou peças nos 11 iniciais e nomes nas convocações. Entretanto, nada tem funcionado muito bem. 

No final do ano passado, a Alemanha sofreu uma das suas maiores derrotas da história. Em jogo válido pela UEFA Nations League – que valia a classificação para a fase final do torneio – os alemães foram goleados pela Espanha fora de casa pelo placar de 6 a 0. Essa foi a primeira vez em 89 anos que a equipe sofreu um revés dessa magnitude. 

Os comandados de Joachim Löw também não vivem os seus melhores dias nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, em 2022. A Alemanha está na terceira posição do Grupo J, com seis pontos conquistados, atrás da Armênia e da Macedônia do Norte. Inclusive, os alemães foram derrotados em casa para a Macedônia do Norte por 2 a 1 na última rodada do qualificatório. 

Antes da estreia contra a França na próxima terça-feira (15), a Alemanha fez dois testes com os novos convocados, duelos contra a consistente Dinamarca e a Letônia. No primeiro jogo, empate por 1 a 1. Já no segundo, os comandados de Joachim Löw aplicaram uma sonora goleada sobre a Letônia por 7 a 1. 

Depois de anos figurando entre as principais favoritas em todas competições, os alemães chegam como incógnita para a Euro 2020. Lembrando também que este será o último trabalho de Löw sob o comando da seleção. Após o término do torneio, Hans-Dieter Flick, ex-Bayern de Munique, será o novo treinador da tetracampeã do mundo. 

Rivalidade recente nas grandes competições 

Na última década França e Alemanha protagonizaram duelos interessantes e decisivos em grandes competições. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, alemães e franceses se encontraram nas quartas de final. 

A equipe de Joachim Löw levou a melhor e venceu os Les Bleus por 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Mats Hummels de cabeça. O torneio terminou com a conquista do quarto título mundial da Alemanha e a coroação de um trabalho que teve início lá em 2006. 

Dois anos mais tarde veio o troco da França. Desta vez, na semifinal da Euro 2016 disputada em solo francês. Com um show do artilheiro da competição Antoine Griezmann, os Les Bleus dominaram os alemães, venceram por 2 a 0, mas foram derrotados na grande decisão por Portugal. 

Entretanto, vale ressaltar que desde a vitória em 2014, a Alemanha não vence a França. Foram cinco jogos (incluindo o confronto na Euro 2016), com três vitórias da seleção francesa e dois empates. No duelo da próxima terça-feira, o time de Joachim Löw tenta reverter a situação contra um dos seus principais rivais no futebol europeu de seleções. 

Últimos cinco jogos entre Alemanha x França:

– França 2 x 0 Alemanha – novembro de 2015 (Jogo amistoso)

– Alemanha 0 x 2 França – julho de 2016 (Euro 2016)

– Alemanha 2 x 2 França – novembro de 2017 (Jogo amistoso)

– Alemanha 0 x 0 França – setembro de 2018 (UEFA Nations League) 

– França 2 x 1 Alemanha – outubro de 2018 (UEFA Nations League) 

Próximos jogos das equipes na Euro 2020: 

França:

Hungria x França – 19/06 (sábado) – Local: Puskás Arena, às 10 horas. 

Portugal x França – 23/06 (quarta-feira) – Local: Puskás Arena, às 16 horas. 

Alemanha: 

Portugal x Alemanha – 19/06 (sábado) – Local:  Allianz Arena, às 13 horas.  

Alemanha x Hungria – 23/06 (quarta-feira) – Local: Allianz Arena, às 16 horas. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo