Eliminatórias Copa do Mundo

França fica no empate com a Ucrânia na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo

JB Autissier via Imago

A França estreou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 com um empate contra a Ucrânia nesta quarta-feira (dia 24). Apesar de os franceses terem jogado melhor e terem criado um bom volume de jogo, os ucranianos conseguiram segurar a pressão dos atuais campeões do mundo e arrancaram um ponto no Stade de France. Griezmann abriu o placar no primeiro tempo com um golaço, e Kimpembe contra igualou o placar.

                 

Com o resultado, Ucrânia e França ficam em terceiro e quarto lugar no grupo D, respectivamente, já que a partida entre Finlândia e Bósnia e Herzegovina terminou 2 a 2 – pelo critério de desempate de gols marcados, as seleções de Pukki e Džeko ficam empatadas em primeiro e segundo.

+ Eliminatórias Europeias para a Copa 2022 começam diante de expectativas e incertezas

+ Portugal vence o Azerbaijão com gol contra na estreia das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022

+ Com noite inspirada de Yilmaz, Turquia goleia Holanda na estreia das Eliminatórias

Que pintura!

A primeira chance do jogo foi da Ucrânia aos 3′. Zinchenko interceptou passe de Varane, avançou e arriscou da entrada da área, mas a bola passou por cima do travessão. A segunda – e última – finalização dos visitantes foi somente aos 37′. Malinovskiy ligou Mykolenko na ponta esquerda. Ele dominou e bateu forte para fora.

Fora essas chegadas da equipe comandado por Andriy Shevchenko, a França não levou sustos na metade inicial da partida. Controlou o primeiro tempo com tranquilidade e deu trabalho à defesa adversária. Aos 11′, Giroud teve excelente oportunidade de abrir o placar. Lucas Hernández encontrou Rabiot no ataque. O meia deu um corta-luz e ficou de frente para o gol, mas preferiu rolar de volta para o lateral esquerdo. De dentro da área, Hernández tocou para Giroud, que bateu de primeira, mas Matviyenko resvalou na bola e ela saiu pela linha de fundo.

O placar foi inaugurado aos 19′ em um belo gol marcado por Griezmann. Ele recuperou a posse da bola na ponta direita e chutou colocado no canto oposto do goleiro Bushchan, que nada pode fazer para evitar o gol. Na origem da jogada, Pavard cabeceou para traz, mas estava em posição irregular. O assistente não assinalou o impedimento e, como não há árbitro de vídeo na fase de grupos das Eliminatórias, o gol foi validado.

Se no lance do gol a ausência do VAR ajudou os franceses, quatro minutos depois o árbitro de vídeo teria feito uma diferença positiva. Pavard lançou Coman pelo alto. O atacante ganhou na corrida do marcador, mas Bushchan saiu do gol. No entanto, se chocou com Coman – que desabou – mas o árbitro deixou o jogo seguir. Giroud ainda teve outra chance de marcar o dele, mas a cabeçada subiu demais.

Gol contra e pressão francesa

O segundo tempo foi mais pegado, com menos chances para as equipes. A França manteve o domínio da posse de bola e a intensa troca de passes em busca de espaços para furar a defesa adversária. A Ucrânia se fechou e procurou a velocidade nos contra ataques. Não foi por meio dessa estratégia, no entanto, que os ucranianos chegaram ao empate. Aos 57′, o lateral Karavaev foi esperto e recuperou a posse na ponta direita. Ele avançou pela linha de fundo e rolou para Syrdorchuk na área. Ele bateu, mas o desvio em Kimpembe matou o goleiro Lloris, e a bola foi entrando de mansinho na rede. A UEFA confirmou o gol contra para o zagueiro, já que o chute não teve foi na direção do gol.

Três minutos depois, Coman tentou responder com boa jogada individual pelo lado direito. Ele driblou dois marcadores e chutou com a canhota, mas Bushchan fez boa defesa. O goleiro ucraniano ainda precisou interceptar dois cruzamentos perigosos ao longo da segunda etapa.

Nos últimos minutos do jogo, a França pressionou com mais intensidade e criou boas chances. Por outro lado, os espaços para o contra ataque do adversário apareceram, o que tornou a partida mais dinâmica. Aos 90′, Griezmann cobrou escanteio na cabeça de Kimpembe, mas a finalização foi em cima do goleiro, que fez boa defesa.

Próximos compromissos

Ambas as seleções voltam a campo no próximo domingo (dia 28) pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A França jogará contra o Cazaquistão, e a Ucrânia enfrentará a Finlândia. Na outra quarta-feira (dia 31), pela terceira rodada, os franceses visitarão a Bósnia e Herzegovina, e os ucranianos receberão o Cazaquistão.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo