Especial

Fred Eterno: a ligação entre o Fluminense e o seu ídolo

JUAN BARRETO/AFP via Getty Images

A princípio, quando foi contratado para jogar no Fluminense, em 2009, Fred acabou fazendo o inverso do caminho que os jogadores de futebol costumam seguir. Após viver um bom momento na França, ele quis voltar para o Brasil, e um dos seus principais motivos era estar ao lado da sua filha. Então, nessa rota “de volta para casa”, surgiu a oportunidade de atuar pelo clube das Laranjeiras. 

Sobretudo, desde a sua estreia pelo Tricolor, Fred já fez questão de mostrar a sua felicidade em jogar no Brasil. Após marcar 2 gols contra o Macaé, a ligação de provável ídolo e torcida, que parecia muito possível, foi sendo construída. Entretanto, depois do clube chegar perto de atingir seu ápice no ano anterior, as coisas não estavam indo bem e o Fluminense chegou a ter 99% de chances de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Porém, o que parecia inalcançável aconteceu, e o Fluminense começou a sua maior arrancada. Do mesmo modo que tudo se assemelhava ao impossível, o Fluminense ressurgiu das cinzas e se salvou do rebaixamento na última rodada. Além disso, Fred mais uma vez mostrou que “na área ele era o mestre”, e marcou oito gols em dez jogos.

Já em 2010, após ficar sem viver a emoção de ser campeão brasileiro durante 26 anos, o Fluminense conseguiu ganhar a competição. Mais uma vez decisivo, Fred foi um dos líderes em campo, ao lado de Conca. Outro fato importante foi o gol marcado contra o Argentino Juniors que garantiu a participação do Tricolor na Libertadores do ano seguinte.

LEIA MAIS:

Na temporada de 2011, Fred se tornou o maior artilheiro do Fluminense em uma edição do Campeonato Brasileiro. Em um dos jogos mais marcantes, ele fez quatro gols contra o Grêmio, e o “Time de Guerreiros” ganhou a partida por 5×4. Finalmente chegada a temporada de 2012, o Flu já começa o ano com a equipe levantando a taça de campeão estadual e terminou sendo campeão brasileiro.

Quando foi criticado pela atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, ele encontrou, mais uma vez, o apoio da torcida tricolor. Ao fazer o trajeto para se reapresentar em Laranjeiras, torcedores o esperavam com cartazes, anunciando que o ídolo estava sendo esperado em casa.

Posteriormente, em 2016, o que parecia ser hipotético aconteceu. Fred saiu do Fluminense, devido a desentendimentos com a diretoria. Porém, a ligação entre clube, torcida e atleta não encerrara, teria que ter um desfecho com o seu ídolo retornando. Por fim, nesta semana de despedidas, em uma live comandada pelo artilheiro tricolor, Gum, companheiro naquela época, fez uma revelação. Em outras palavras, ele contou que o atacante havia confidenciado que sua saída do clube era para não causar tumulto. 

Enfim, em 2020, quando o mundo estava no auge da pandemia, o Fluminense anunciou a volta de Fred. E, no mesmo período, ele fez o trajeto MGxRJ em cima de uma bicicleta, um dos seus hobbies. Ao passo que se aproximava do Rio, o “Rei dos Stories” mostrava tudo nas suas redes sociais e a torcida estava cada vez mais perto de ver o ídolo com a camisa Tricolor de novo.

Em conclusão, mais um capítulo dessa história está perto de acontecer. No próximo sábado, diante de um estádio lotado, Fred se aposentará. O jogo acontece às 19h, no Maracanã, contra o Ceará em partida válida pela 16° rodada do Brasileirão. Como resultado disso tudo, o Fluminense não terá mais o seu ídolo em campo, mas com certeza carregará seu legado para a eternidade.

Para saber tudo sobre o Brasileirão, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo