Fortaleza

Futebol, basquete, futsal e e-sports: veja a retrospectiva do ano de 2020 do Fortaleza

(Foto: Dudu Oliveira/Fortaleza EC)

O ano de 2020 está chegando ao fim. Diante disso, o Esporte News Mundo resolveu fazer uma retrospectiva do ano de 2020 do Fortaleza. Uma época repleta de vitórias, conquistas, feitos inéditos, mas também de derrotas e maus momentos.

Confira abaixo o que de melhor e pior aconteceu ao Leão do Pici em 2020:

Futebol masculino

Copa Sul-Americana

A temporada do Fortaleza, oficialmente, foi iniciada no dia 25 de janeiro. No entanto, o foco e o pensamento dos torcedores leoninos, estavam nos dias 13 e 27 de fevereiro. Isso porque, nessas duas datas, o Tricolor do Pici fazia a primeira partida de um clube cearense em jogos fora do Brasil, e estreava competições internacionais.

O Fortaleza, enfrentou logo de cara o Independiente, conhecido como “Rei de Copas”. Apesar do time argentino ser o grande favorito do confronto, o time cearense não se intimidou e esteve próximo de garantir a classificação. Após perder o primeiro jogo por 1 a 0, o Tricolor estava vencendo a segunda partida por 2 a 0, até sofrer o gol que eliminou o clube, aos 48 minutos do tempo final de jogo.

Mesmo com as duas boas atuações, o maior marco desse confronto foi a festa feita pelos torcedores leoninos. A distância entre Fortaleza e Buenos Aires, capital da Argentina, não foi suficiente para impedir a torcida tricolor de estar presente no estádio Libertadores da América. Estiveram presentes entre três e quatro mil tricolores.

Copa do Nordeste

Diferente de 2019, o Leão do Pici não conseguiu garantir o título regional. Na semifinal da Copa do Nordeste, o Fortaleza enfrentou o Ceará, maior rival, e acabou sendo derrotado por 1 a 0, com gol do zagueiro Klaus, e com isso dava adeus a competição. Antes do Clássico-Rei, o Tricolor eliminou o Sport, nas quartas de final, após vencer por 4 a 1 na disputa de pênaltis.

Zagueiro Klaus comemorando o gol da classificação na Copa do Nordeste (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)

Título do Campeonato Cearense

Já no segundo semestre de 2020, Fortaleza e Ceará estiveram frente a frente em mais uma decisão, dessa vez, pelo Campeonato Cearense. Diferente da Copa do Nordeste, o Tricolor do Pici acabou levando a melhor, e sagrou-se o campeão estadual de 2020, após vencer os dois jogos da final, por 2 a 1 e 1 a 0.

Fortaleza campeão cearense de 2020
Fortaleza comemorando título cearense (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)

Campanha no Brasileirão

Apesar de estar fazendo uma campanha similar a de 2019, o Leão do Pici está passando por maus momentos na competição. O Fortaleza, quando ainda era comandado por Rogério Ceni, chegou a ficar oito jogos consecutivos sem perder, mas hoje, vive o momento mais difícil no campeonato. O clube conquistou apenas uma vitória nos últimos 12 jogos do Brasileirão.

Vale ressaltar que a atual fase ruim iniciou ainda quando Rogério Ceni estava no Leão do Pici. No últimos três jogos do treinador pelo clube, o Leão do Pici perdeu dois e empatou uma vez.

Última partida do ano, válida pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Pedro Chaves/FCF)

Futebol feminino

Uma das principais atrações do Fortaleza, sem duvida alguma, foi o futebol feminino. O clube participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, e esteve bem próximo de já garantir o acesso a divisão de elite da modalidade.

A campanha das Leoas, como são apelidadas as jogadoras do Fortaleza, fizeram uma grande campanha. Na primeira fase do campeonato, elas venceram quatro das cinco partidas disputadas, e se classificaram em segundo lugar do grupo.

Já na fase mata-mata, eliminaram o Fluminense nas penalidades máxima, após perderem o jogo de ida por 1 a 0, e devolverem o placar na segunda partida. Em seguida, enfrentaram o Bahia, e acabaram dando adeus a competição, na fase quartas de final.

Para 2021, a diretoria tricolor irá manter os investimentos na modalidade, e novamente buscarão o acesso para a divisão de elite do futebol feminino.

Fortaleza perde para o Bahia e é eliminado do Brasileirão Feminino A-2 |  Fortaleza Esporte Clube | Time - Notícias | Esportes O POVO
Bahia e Fortaleza, nas quartas de final do Brasileiro A2 (Foto: Thais Pontes/Fortaleza EC)

Outras modalidades

O ano de 2020 do Fortaleza não se resumiu apenas ao futebol. Isso porque, o clube também está fazendo sucesso no basquete e no mundo dos jogos eletrônicos.

Fortaleza Basquete Cearense

Nesse ano, Fortaleza e o Basquete Cearense, representante do estado do Ceará no Novo Basquete Brasil (NBB), fecharam parceria para a temporada de 2020/2021 da principal competição nacional do esporte. Com isso, o Tricolor do Pici se tornou o único representante do estado no NBB.

A parceria, até o momento, vem sendo um sucesso. O Fortaleza Basquete Cearense, novo nome da equipe, ocupa a sexta posição do NBB, e venceu oito dos 13 jogos disputados até o momento. A principal vitória veio contra equipe do São Paulo, um dos postulantes ao título da competição.

Fortaleza Basquete Cearense – Liga Nacional de Basquete
Desmond Holloway, jogador do Fortaleza Basquete Cearente (Foto: Gilvan Souza/LNB)

E-Sports

Além disso, o Leão do Pici resolveu adentrar ao mundo dos games. Desde abril, mês em que o projeto foi criado, o Fortaleza E-sports conquistou inúmeras taças, nas mais variadas modalidades. O clube, hoje, possui times de FIFA, Pro Evolution Soccer (PES), League Of Legend e Counter Strike: Global Offensive, e em breve, terá também no Free Fire.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é joel-sapo-e-brasileirao-fortaleza.jpg
Joel Sapo, representante do Fortaleza no e-Brasileirão (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Futsal

Sem tanto sucesso, como nas outras modalidades, o Fortaleza retornou ao futsal em 2020. O time profissional do Leão do Pici participou do Campeonato Cearense, onde foi eliminado nas quartas de final, e conquistou o vice-campeonato da Copa Jacarecanga.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fortaleza-Futsal.jpg
Time profissional de futsal do Fortaleza (Foto: divulgação/Fortaleza EC)

Para ficar por dentro de tudo que acontece no Fortaleza, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo