Z - Futebol Agência ENM

Futebol nas olimpíadas: Confira onde estão os campeões de 2016

Foto: Divulgação CBF

Em 2016 o Brasil conquisto a tão sonhada medalha de ouro olímpica no Futebol masculino. Na época comandada por Rogério Micale e reforçada por Neymar, Renato Augusto e o goleiro Weverton, jogadores acima de 23 anos, o Brasil conquistou seu objetivo ao bater a Alemanha na final, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, a vitória veio nas penalidades pelo placar de 5 a 4.

A equipe que entrou em campo foi: Weverton, Rodrigo Caio, Marquinhos, Douglas Santos e Zeca. Wallace, Renato Augusto, Luan, Neymar, Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus.

Confira onde atuam os jogadores que fizeram parte daquela conquista.

Goleiros

Weverton: Na época atualmente pelo Athletico-PR. Foi convocado para ocupar a vaga de Fernando Prass que se lesionou durante treinamento na Granja Comary. Defendeu uma penalidade que ajudou na conquista do torneio.

Uilson: Defendia o Atlético-MG na ocasião e atualmente está no Coimbra, que também fica em Minas Gerais

Laterais

Willian: lateral direito que sumiu do cenário nacional. Atualmente defende o Wolfsburg da Alemanha

Douglas Santos: lateral esquerdo e revelado pelo Atlético-MG, foi vendido para o Hamburgo da Alemanha e atualmente defende o Zenit da Rússia.

Zeca: lateral que atua tanto na esquerda, quanto na direita, atuou pelo Santos, Internacional, Bahia e atualmente defende o Vasco da Gama. Onde chegou na atual temporada.

Zagueiros

Rodrigo Caio: Revelado pelo São Paulo em 2012, ficou no tricolor paulista até 2018, acabou se transferindo para o Flamengo, onde conquistou diversos títulos, entre eles, dois brasileiros e uma Libertadores da América.

Luan: Revelado no Vasco da Gama, foi vendido em 2017 para o Palmeiras onde está até hoje. Foi campeão brasileiro em 2018 e da Libertadores de 2020.

Marquinhos: Um dos jogadores que mais cresceram desde a conquista. Presença certa na seleção de Tite. Defende o PSG.

Meio campo

Thiago Maia: Revelado pelo Santos, foi para a Europa onde ficou por algumas temporadas, acabou contratado pelo Flamengo em 2020 e depois de sofrer com uma grave lesão, começou a atuar com mais regularidade, principalmente depois da saída de Gerson.

Wallace: Um dos pilares do Grêmio que foi campeão da Copa do Brasil em 2016. Vendido para o Hamburgo depois da conquista e atualmente na Udinese da Itália.

Rodrigo Dourado: Uma grande promessa da base do Internacional. Jogador que sofreu bastante com lesões durante a carreira. Está no clube gaúcho desde a conquista da medalha.

Rafinha: Irmão de Thiago Alcântara e filho de Mazinho. Até hoje não rendeu o que muitos esperam dele. Atualmente é reserva do PSG e foi especulado no Flamengo. Passou também pela Inter de Milão e defendeu o Barcelona durante anos.

Felipe Anderson: Outro jogador revelado na base do Santos. Conseguiu se consolidar atuando na Europa, mas na ultima temporada amargou banco no Porto e recentemente retornou para defender a Lazio da Itália. Passou também pelo West Ham da Inglaterra.

Renato Augusto: Um dos jogadores acima de 23 anos. Na época tinha deixado o Corinthians e foi atuar no Futebol da China. Retornou em 2021 para o clube paulista onde ainda fará a reestreia.

Atacantes

Luan: Grande destaque do Grêmio, onde foi revelado. Campeão da Copa do Brasil em 2016 e Libertadores em 2017, onde foi considerado Rei da América. Depois de 2018 onde não foi a Copa do Mundo, seu Futebol caiu bastante de produção. Está no Corinthians desde 2020.

Neymar: Na época jogador do Barcelona, deixou de disputar a Copa América centenária para estar no elenco das Olimpíadas. Marcou o gol decisivo no tempo normal contra a Alemanha e bateu o pênalti que garantiu a medalha olímpica. Está no PSG desde 2017, onde foi a maior contratação da historia.

Gabriel Jesus: Em 2016 era jogador do Palmeiras, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2015 e do Brasileirão no ano seguinte. Acabou se transferindo para o Manchester City em 2017 onde está até os dias atuais.

Gabigol: Na ocasião já era jogador da Inter de Milão, onde não deixou saudades, foi para o Benfica em 2017 e depois retornou para o Santos em 2018, onde começou a carreira. No ano seguinte foi contratado pelo Flamengo e desde então é um dos maiores ídolos e artilheiros do clube. Conquistou dois brasileiros e marcou os gols decisivos da conquista da Libertadores da América em 2019.

Treinador

Rogério Micale comandou aquela equipe. Depois não teve muito sucesso por onde passou. Atualmente está sem clube.

Agora no Japão, a equipe atual e comandada por André Jardine, busca conquistar novamente a medalha de ouro e terá pela frente a seleção da Espanha. O jogo será no sábado (07) ás 08:30, horário de Brasília.

+Matheus Cunha tem condições de retornar na final contra a Espanha

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo