Flamengo

Gabigol x Luciano: Pelos pés dos artilheiros, duelo no Morumbi pode ser definido

Arte: Esporte News Mundo

Por Gabriella Brizotti e Heitor Olímpio

O São Paulo recebe o Flamengo nesta quinta-feira (25), em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor Paulista busca a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, o Rubro-Negro tem uma motivação ainda maior. Levantar o caneco de bicampeão brasileiro consecutivo  – feito que o clube só conseguiu fazer em uma única ocasião em 1982-83. Apesar de objetivos diferentes, ambas as equipes possuem algo em comum: Um atacante decisivo. 

+ São Paulo x Flamengo: prováveis escalações, desfalques, onde assistir, opiniões e cotas para palpitar

Do lado do São Paulo, aparece Luciano. O camisa 11 é o artilheiro da equipe na competição e briga pela artilharia geral do torneio. Já pelo lado do Flamengo, o nome do time é Gabriel Barbosa, o Gabigol. O jogador balançou as redes 14 vezes no torneio e é o artilheiro do Fla no Brasileirão, atuando há 18 jogos estando pendurado com dois cartões amarelos.

De contestado a querido torcida

Luciano chegou em agosto de 2020 a pedido de Fernando Diniz e foi bastante contestado por parte da torcida. Em uma troca com o meia Everton, o atleta veio do Grêmio, equipe na qual ocupava o banco de reservas. Logo na estreia pela equipe paulista, o camisa 11 anotou um gol e começou a reescrever as críticas.

De lá para cá, o jogador balançou as redes 20 vezes, sendo 17 só no Campeonato Brasileiro. Pelas boas atuações, Luciano aparece dentre os nomes que mais marcaram no Brasileirão, ao lado de Marinho, Claudinho e Thiago Galhardo. O jogo contra o Flamengo será decisivo para definir quem será o artilheiro da temporada.

Mais um ano marcado na história

No outro lado, o home que exala identificação com a torcida rubro-negra. Gabigol desembarcou no Rio de Janeiro no início de 2019 e logo conquistou seu espaço no clube. Nome da conquista da Libertadores de 2019 com a equipe carioca, tem no apelido o seu melhor amigo: o gol.

Nesta temporada do Brasileirão, o atleta marcou 14 gols e ainda briga pela artilharia do campeonato. Mas para isso, precisará de uma atuação estupenda. Caso balance as redes três vezes nesta quinta, Gabigol se tornará não o goleador do Brasileirão, mas o maior artilheiro do Flamengo no século XXI.  

Para além dos gols, Gabigol contribuiu com duas assistências na competição, contra três de Luciano. As chances criadas são cinco, enquanto o atacante do São Paulo aparece com três. A eficiência por partida de ambos é alta. O camisa 11 do Tricolor Paulista possui 84% de aproveitamento nas finalizações, e o camisa 9 do Fla chega a 79%.

Artilheiros em números

Luciano
Jogados 31
Iniciou 28
Minutos por partida 78

Gols: 17
Frequência de gols: 143 min
Gols por partida: 0.5
Finalizações por jogo: 1.7
Grandes chances perdidas 9

Assistência: 3
Eficiência por partida: 24.5 – aproveitamento do 84%

Cartões
Amarelos 4
Vermelho 0

Gabigol

Jogados 24
Iniciou 21
Minutos por partida 71

Gols 14
Frequência de gols 122 min
Gols por partida 0.6
Finalização por jogo 2.6
Grande chances perdidas 19

Assistência 2
Eficiência por partida: 13.8 – aproveitamento de 79%

Cartões
Amarelos 2
Vermelho 0

*Dados do site Sofa Score

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo