Atlético-MG

Gabriel celebra sequência e crê na boa fase defensiva do Galo para ficar mais perto do título brasileiro

Gabriel celebra sequência e crê na boa fase defensiva do Galo para ficar mais perto do título brasileiro
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Com os desfalques de Igor Rabello (por Covid-19), e Júnior Alonso (disputa a Copa América com o Paraguai), o zagueiro Gabriel tem tido oportunidades de começar jogando na equipe titular do Atlético-MG. O jogador, que é cria da base do Galo, em entrevista coletiva dada na manhã desta quarta-feira (23), no centro de treinamento atleticano, celebrou a sequência de jogos que tem tido e também disse torcer para os seus companheiros de posição.

—~Estou muito feliz com essa sequência que eu tanto trabalhei e esperei por esse momento. Fico feliz também com o Júnior na Seleção. Infelizmente, o Rabello está cumprindo o seu período de isolamento. A gente torce para que o Júnior vá bem na Copa América e o Rabello possa, o mais rápido possível, estar conosco novamente. Fico feliz, também, de poder ajudar, dando sequência naquele trabalho bem feito que eles estavam fazendo aqui e, como eu sempre falo, estou sempre aqui para o que precisar.

Ao decorrer da entrevista, Gabriel citou a evolução defensiva do Atlético-MG, que tem sofrido poucos gols na temporada, algo diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos. O zagueiro revelou que essa é uma estratégia do técnico Cuca, que apresentou aos jogadores bons números defensivos de equipes que venceram o Campeonato Brasileiro nos últimos anos.

— O Cuca passou para a gente que, em média, entre 80% e 90% das equipes que são campeões brasileiros têm a melhor defesa. Então, ele procurou nos ajudar muito nisso e eu já falei em outras entrevistas também, que não é somente o sistema defensivo, que a marcação começa lá no Hulk e isso já facilita muito para quem está na parte de trás. Então, esse bom momento defensivo a gente dá ele a todo o grupo, todos que se esforçam na marcação. É treinar todo dia sério, buscar uma evolução constante. Isso o Cuca tem nos cobrado bastante, que uma equipe que sofre poucos gols está mais perto de ganhar jogos e competições.

Apesar da boa fase defensiva do Atlético-MG, no empate contra a Chapecoense, o Galo deu muitos espaços para o ataque adversário, que levaram perigo ao gol do goleiro Everson, até levou a um pênalti convertido pelos catarinenses. Gabriel reconhece esses erros que aconteceram no último jogo, mas também justifica dizendo que alguns lances são gerados por situações de jogo.

— Nesse último jogo nós ficamos muito espaçados, a gente não estava com uma defesa compacta , não estava com o ataque compacto com a defesa. Então, eles nos surpreenderam com muitos contra-ataques, deixaram com dois centroavantes, Anselmo Ramon e, se não me engano, com o Fernandinho, que é um jogador muito rápido. Então, não conseguimos equilibrar isso no início da partida e logo em seguida o Cuca mudou o esquema, se não me engano com 15 ou 20 minutos ele mudou, aí deu uma sustentabilidade maior. Então, creio que foi isso, são coisas do jogo. Estudamos a Chapecoense e ela também nos estuda, isso é o futebol. Infelizmente não corrigimos a tempo e não vieram os três pontos vamos buscar os seis que vamos disputar fora de casa.

O Atlético-MG tem cinco jogos no Campeonato Brasileiro, uma derrota em casa para o Fotaleza, vitórias sobre Sport, São Paulo e Internacional, e um empate contra a Chapecoense. Nota-se que o Galo tem perdido pontos contra equipes da parte do meio para baixo da tabela, assim como fez no ano passado, em que ficou a apenas três pontos do título do Brasileirão. Gabriel disse que essa é uma pauta da equipe e conta como o alvinegro não pode ser um ‘time Robinhood’.

— A gente conversa muito diariamente, todos os jogos entramos para ganhar, mas, infelizmente, são coisas do futebol, como a derrota para o Fortaleza que, em dois contra-ataques, eles viraram o jogo. Contra a Chapecoense também não fizemos um grande jogo, eles mereceram o empate, a gente fica lamentando, mas o futebol é muito dinâmico, já jogamos, vamos jogar na quinta-feira e no domingo. Então a gente conversa, tenta corrigir esses erros para que não possa acontecer novamente, porque se acontecer, vai nos prejudicar muito no final do campeonato. Estamos pensando em corrigir os erros que tivemos contra a Chapecoense para fazer um grande jogo amanhã.

Por fim, Gabriel também falou sobre a queda de rendimento da equipe após fazer um gol, principalmente no segundo tempo. Contra o Ceará nesta quinta-feira (24), no Castelão, o zagueiro disse que espera um Atlético-Mg propositivo e de ataque.

— Em todos os jogos nós pensamos em ser mais propositivo. Estávamos conversando sobre isso após o jogo contra a Chapecoense, às vezes, a gente marca um gol e recua um pouco as linhas, é algo que a gente tem que melhorar, se fizemos o primeiro gol, precisamos já buscar o segundo imediatamente. Então, a gente vai lá para Fortaleza fazer um jogo consistente, um jogo seguro, como é o nosso propósito, que é atacar, defender quando tiver que defender, para fazer um belo jogo.

Para ficar informado sobre tudo que acontece Atlético-MG e Chapecoense, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo