Futebol Internacional

Gâmbia e Camarões garantem vaga nas quartas da Copa Africana de Nações

FOTO: KENZO TRIBOUILLARD/AFP via Getty Images

A segunda-feira (24), foi movimentada por dois jogos da fase de oitavas de final da Copa Africana de Nações e não registrou nenhuma grande surpresa. No confronto mais equilibrado do dia, Gâmbia passou por Guiné, enquanto no outro jogo, Camarões confirmou o seu favoritismo, venceu Comores e também se garantiunas quartas de final. As duas seleções vão se enfrentar na próxima fase, no 29 de janeiro.

Jogando na cidade de Bafoussam, que recebeu a maioria dos jogos no grupo B da Copa Africana de Nações, Guiné e Gâmbia fizeram um jogo equilibrado, mas quem acabou levando a melhor foi a seleção de Gâmbia. Depois de uma fase de grupos invicta, aonde ficou até mesmo na frente da Tunísia, uma das favoritas ao título da atual temporada, a seleção de Gâmbia confirmou a sua boa fase.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O gol da vitória, anotado por Musa Barrow, veio apenas no segundo tempo da partida, aos 26 minutos. Em jogada pelo meio, Barrow recebeu na entrada da área, conseguiu passar pelo marcador e bateu na saída do goleiro. A seleção de Guiné ainda tentou uma reação, mas não conseguiu reagir nem quando ficou com um a mais por conta da expulsão de Njie. Já nos acréscimos, Ibrahima Conté também recebeu o cartão vermelho, deixando as duas seleções com dez jogadores.

Camarões vence Comores, que atuou com jogador de linha do gol

No outro jogo do dia, o anfitrião Camarões recebeu Comores em um jogo aonde aparecia com amplo favoritismo. Durante a fase de grupos, a seleção camaronesa passou em primeiro no grupo A, tendo conseguido 7 pontos em três jogos. Já Comores, estreante na competição continental, avançou como uma das melhores terceiras colocadas.

Para o jogo, Comores conviveu com desfalques por Covid-19 e não conseguiu segurar o ímpeto da seleção de Camarões. Ao todo foram 12 jogadores que testaram positivo, incluindo dois goleiros. O terceiro da posição estava machucado, o que obrigou Comores a atuar com o lateral esquerdo Chaker Alhadhur como goleiro.

A situação ficou ainda pior quando Abdou foi expulso logo aos sete minutos de jogo. Aos 29 do primeiro tempo, em jogada pela direita, Ngamaleu e Aboubakar fizeram boa jogada e a bola foi cruzada para Toko Ekambi. O atacante bateu fraco e rasteiro no cantinho, mas foi o suficiente para Alhadur não chegar.

Mesmo com tantos desfalques, Comores ainda tentou ameaçar uma reação, mas não conseguia levar perigo. O segundo gol de Camarões veio apenas na etapa final, aos 25 minutos. Após lançamento de bola a frente, Aboubakar pedalou já na pequena área e concluiu de perna esquerda para ampliar o placar. Já aos 35, Youssouf M’Changama bateu falta com muita categoria e fez um golaço para descontar para Comores. No entanto, a vitória ficou para o lado de Camarões.

Com as classificações de Gâmbia e Camarões, as duas seleções se enfrentam no próximo dia 29 de janeiro, na cidade de Douala. O jogo é o primeiro programado para a fase de quartas de final da competição continental e terá início às 13hs (de Brasília). Quem vencer, garante vaga na semifinal da Copa Africana de Nações.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo