Vasco

Gênero, idade e categoria… ENM destrincha dados exclusivos dos 150 novos conselheiros do Vasco

Conselheiros tomarão posse em cerimônia híbrida, que acontece de forma online e na Sede Náutica da Lagoa (Foto: David Nascimento/Esporte News Mundo)

Depois de uma intensa briga política, que novamente foi parar nos tribunais, os 150 novos membros do Conselho Deliberativo do Vasco, enfim, irão tomar posse na noite desta sexta-feira, na Sede Náutica da Lagoa. Mas quem são esses 150 vascaínos que irão ajudar a definir o presente e, principalmente, o futuro do Gigante da Colina pelos próximos três anos? Com um levantamento exclusivo, o Esporte News Mundo destrinchou os dados os membros eleitos para o CD.

Junto com os 150 membros natos (beneméritos e grande beneméritos), os novos integrantes do Conselho Deliberativo têm, de acordo com o estatuto do Vasco, a função de “Poder Legislativo e de orientação do clube”. É o CD, por exemplo, que aprova ou não as propostas orçamentárias e, depois, toma as contas e julga o relatório dos presidentes do clube. Além disso, também são os responsáveis por eleger a Mesa Diretora e os membros do conselho fiscal. Estas duas últimas obrigações acontecerão nesta sexta, a partir das 19h30, de forma híbrida: presencial e online. Também cabe ao Conselho Deliberativo decidir sobre as propostas de alterações ou reforma do Estatuto do clube e autorizar empréstimos

Com a vitória de Jorge Salgado na eleição de 14 de novembro de 2020, a chapa Mais Vasco elegeu 120 membros para o Conselho Deliberativo, enquanto a Sempre Vasco, de Julio Brant, ficou com 30 cadeiras. Vale destacar que ainda há uma ação no TJRJ de 12 sócios do Vasco que querem barrar a posse de Jorge Salgado e invalidar a eleição do dia 14/11, o que daria a vitória para Leven Siano, o candidato mais votado no pleito de 7/11. O próprio Cruz-Maltino, no entanto, pediu que a justiça extingue esta ação.

Entre os 150 conselheiros eleitos, chama a atenção o pequeno número de mulheres: apenas 5. São elas: Lissandra Silva (Mais Vasco), Ana Claudia (Mais Vasco), Isabel Cristina (Mais Vasco), Valeria Oliveira (Mais Vasco) e Claudete Joaquim (Sempre Vasco).

Os 150 conselheiros eleitos no Vasco (Infográfico: Esporte News Mundo)

Quanto a idade dos conselheiros, vemos pouca juventude. São apenas 16 membros abaixo dos 36 anos. Vale destacar, é claro, que, como o levantamento feito pelo ENM é inédito, não é possível fazer comparação, por exemplo, com os conselheiros eleitos na eleição anterior. E, como curiosidade, também chama a atenção a diferença de 69 anos entre o integrante mais novo e o mais velho entre os membros eleitos. Enquanto Leonardo Teixeira Moreira Serafim tem 25 anos, José Antônio de Azevedo tem 94.

Entre as “categorias de sócios” dos 150 novos membros do Conselho Deliberativo, vale ressaltar a boa quantidade de sócios gerais, o que indica, de certa forma, uma renovação e maior participação dos vascaínos que entraram na vida política do clube há menos tempo do que outras categorias de sócio. Desses 37 sócios gerais, 20 passaram a ser sócios do clube a partir de 2010.

O CD ainda terá três Eméritos entre seus novos membros. Este sócio, de acordo com o estatuto do Vasco, é o que, “por contribuição ao engrandecimento patrimonial ou serviços continuadamente prestados ao clube, merece tal distinção”. São eles: Joaquim Pedro de Vicente da Silva Salgado, José Aniceto Moscoso Queiroz e Silvio José Fernandes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo