Botafogo

Gerente geral da base do Botafogo fala sobre o trabalho de integração entre base e profissional ao ENM

Tiano Gomes, gerente geral da base do Botafogo - Foto: Divulgação/Botafogo

POR JOÃO ALEXANDRE BORGES E JOÃO PEDRO FARAH

O Esporte News Mundo conversou com o Gerente geral da base do Botafogo, Tiano Gomes. Ele revelou que o clube planeja integrar as demais categorias de futebol, além do sub-20, com a equipe profissional. O dirigente ainda afirmou que o técnico Paulo Autuori conduz esse trabalho de forma brilhante.

Ao falar sobre o novo CT, que deve ficar pronto no ano que vem, Tiano disse que a tendência é que o clube consiga um salto de qualidade na formação dos jovens jogadores.

Confira a entrevista exclusiva:

ENM: Como surgiu a ideia de integrar a base com o profissional?

Tiano Gomes: Na verdade esse é um processo que vem sendo trabalhado dentro do Clube há um tempo. Nos últimos anos, o Botafogo tem valorizado muito as suas categorias inferiores, a quantidade de atletas e também profissionais revelados pelo clube na equipe principal é a prova disso. Após a pandemia e com o retorno dos treinos da equipe profissional, houve a oportunidade de integrarmos por um período grande parte do time Sub-20, o que funcionou muito bem. Esse processo tem sido conduzido de forma brilhante pelo Paulo Autuori e isso deixa todos nós muito satisfeitos.

ENM: Com a volta do campeonato brasileiro, a integração dos treinos do profissional com a base será mantido?

Tiano Gomes: Com certeza. A nossa expectativa é que esse processo seja uma etapa importante dentro do processo de formação dos nossos atletas. Hoje nós temos boa parte do Sub-20 integrado e a ideia é que consigamos, com o decorrer do tempo, fazer um rodízio entre todas as categorias e as comissões técnicas. Todos no Clube vão ter a oportunidade de vivenciar e absorver essa experiência em algum momento da temporada.

ENM: Nesse período de tempo (desde que o Autuori chegou até a volta do brasileirão) você percebeu evolução na mentalidade e no jogo desses jovens atletas?

Tiano Gomes: A evolução desses jovens é sempre dinâmica. Não tenho dúvidas que esse período de trabalho com a equipe principal, sob o comando de um treinador vitorioso como Paulo Autuori, está acrescentando na formação deles. Acredito que veremos os frutos disso durante a temporada do Sub-20 ou quando o Paulo precisar de algum desses jovens durante o Brasileiro. Ele já conhece bem todos os meninos e sabe o que extrair de cada um deles.

ENM: Montenegro comentou no programa Pop Bola que a base deve treinar no novo CT do Botafogo. Com um centro de treinamento de ponta, vocês já estabeleceram algumas metas para o time da base nos próximos anos?

Tiano Gomes: A meta principal será potencializar esse processo de integração. Hoje já estamos caminhando para o futuro nesse sentido, implementado uma metodologia bem definida para quando chegar o momento estarmos bem alinhados. Se hoje já temos um processo funcional e que apresenta resultados positivos, com o novo CT, uma estrutura de alto nível e todos atuando no mesmo espaço físico, a tendência é conquistarmos um salto de qualidade na formação dos nossos jovens jogadores. Queremos, cada vez mais, formar atletas qualificados, vencedores e identificados com o Botafogo.

O ENM ainda conversou com o atacante Matheus Nascimento. Ele tem apenas 16 anos e é encarado como uma das grandes promessas do Botafogo para o futuro. O jogador destacou a importância do contato com os atletas que vieram da base do clube e que hoje integram o elenco principal.

– Nós que somos mais jovens e viemos da base sempre conversamos sobre as oportunidades e a confiança que o Botafogo dá para a gente. Caio, Marcelo, Kanu, Luis Henrique, Rhuan e todos os que passaram pela base e estão jogando no profissional são referências para mim. Quero trabalhar para conseguir seguir os mesmos passos na equipe profissional.

Matheus Nascimento em partida com a camisa do Botafogo – Foto: Fabio de Paula/BFR

O elenco do alvinegro carioca conta com vários jogadores que vieram da base. São eles:

Goleiros: Diego e Saulo

Zagueiros: Kanu, Marcelo Benevenuto e Sousa

Laterais: Fernando, Lucas Barros e Marcinho

Volante: Caio Alexandre

Atacantes: Luis Henrique, Matheus Nascimento*, Rafael Navarro** e Rhuan

*Matheus tem apenas 16 anos, porém já assinou contrato profissional, treina com os profissionais do clube e já aparece na lista de jogadores do elenco do Botafogo de 2020.

**Rafael Navarro teve passagem pelo Fluminense e estava no Atlético-GO quando o Botafogo o contratou, no dia 30 de outubro do ano passado, para jogar no time sub-20. No entanto, ele já participou de partidas pela equipe profissional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo