Corinthians

Gigante debaixo das traves, Cássio tem melhorado seu jogo com os pés

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Um dos grandes ídolos da história do Corinthians, Cássio tem sido sinônimo de segurança para o torcedor. No Timão desde 2012, o goleiro já conquistou nove títulos com o clube. Já é sabido que o gigante é um grande jogador debaixo das traves, com defesas históricas e importantes ao longo da carreira. Mas Cássio não para por aí, e tem melhorado outro aspecto do seu jogo.

Com a chegada de Tiago Nunes para o comando do time, o Corinthians passa por uma transição de culturas. De um jogo compacto e sólido na defesa, que perdurou por, praticamente, a última década, para uma ideia mais propositiva. E isso passa pelos pés, não as mãos, de Cássio. A saída de bola qualificada desde o gol é, mais do que nunca, uma obrigação na modernidade.

Ótimo com as mãos, mas evoluindo com os pés

Quando o assunto é o camisa 12 do Corinthians, o que se lembra é seu trabalho com as mãos. Ainda assim, o goleiro mostra claros sinais de evolução na distribuição nos últimos cinco anos. Antes restrito a passes seguros e chutões, Cássio, agora, é o primeiro jogador “de linha” na construção do time.

Analisando números do Campeonato Brasileiro, segundo o SofaScore, a participação do goleiro cresceu. Em 2016, Cássio tentava, em média, 20 passes por jogo, com 60% (12 acertos). No ano seguinte, com o título nacional, esses números aumentaram. Tentou uma média de 23.7 passes por jogo, com aproveitamento maior: 65% (15.4 acertos). As bolas longas também seguiram a mesma proporção – de 4.4 lançamentos certos por jogo (38%) para 7.5 (48%).

Em 2018, a evolução seguiu. Foram 27.7 passes por partida, com 65% de acerto. E os lançamentos mantiveram o crescimento em ambos os quesitos: aumentaram (9.2) e ficaram mais precisos (49%). Já no ano passado, os números estagnaram. Cássio tentou 26.5 passes por jogo e acertou, em média, 17.8 deles, com uma melhora no aproveitamento (67%). Em 2019, entretanto, o jogo curto começou a se mostrar mais presente, uma vez que o número de lançamentos caiu (8.2), mas seguiram com a mesma precisão.

Crescimento ainda maior com Tiago Nunes

Sob o comando do novo treinador alvinegro, Cássio evoluiu ainda mais seu jogo com os pés. No Campeonato Paulista de 2020, com uma filosofia que visa a posse de bola, o goleiro distribuiu ainda mais. Seus passes tentados por partida foram para 30, e sua precisão aumentou consideravelmente (79%). Seu índice de bolas longas seguiu caindo (5.8), mas o goleiro seguiu com o bom aproveitamento (49%).

Cássio também tem sido mais acionado. No estadual, foram, em média, 38.2 toques na bola por jogo, número maior do que nos anos anteriores (34 em 2019 e 35 em 2018). Nas duas rodadas do Brasileirão, o goleiro tem sido destaque nessa função. Em média, nessa edição do nacional, Cássio tocou na bola 52 vezes e tentou 39 passes – de longe os melhores índices da carreira. A precisão também melhorou drasticamente: 73%.

Ainda assim, não basta o goleiro melhorar, se a equipe não consegue desenvolver seu jogo desde a defesa. O Corinthians tem pecado na criação, mesmo com a ajuda de Cássio lá atrás. Inclusive, o gigante alvinegro tem mais defesas (17), do que a equipe inteira tem de chutes ao gol adversário (13). Ele qualifica o jogo corintiano, mas não consegue resolver sozinho.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo