O Atlético Mineiro anunciou, na manhã desta terça-feira (28), que deixou a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) para retornar à LFU (Liga Forte União).
Em nota, o Galo informou que a decisão tem como objetivo “contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil”.
Segundo o Atlético-MG, a diretoria entende que o retorno à LFU significa que os clubes da competição são “interdependentes”. Ou seja, a cooperação entre as entidades é essencial para o desenvolvimento do futebol brasileiro.
No comunicado, o clube afirmou que atitudes individualistas afetam o propósito de fortalecimento e o diálogo entre os clubes do esporte nacional.
A Sports Media Entertainment ficará com os direitos de transmissão do Atlético Mineiro no Brasileirão.
Agora, o clube mineiro se junta a Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Botafogo, Fortaleza, Juventude, Sport, Ceará, Mirassol, Athletico-PR, Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Operário, Ituano, Novorizontino, Ponte Preta e Botafogo-SP como membro da LFU.
Confira a nota do Atlético Mineiro na íntegra:
“O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.
Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas. O retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.
O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.
A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional. Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.
Organizada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.
O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.
A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de condições precedentes e à obtenção das aprovações necessárias.”