Mais Esportes

Ginasta russo vai ao pódio com símbolo de guerra e não se desculpa

FOTO: REPRODUÇÃO

Ivan Kuliak, que disputava a etapa de Doha da Copa do Mundo de ginástica, foi superado por Illia Kovtun, da Ucrânia, e subiu no pódio com a letra “Z” feita de esparadrapo no seu uniforme, na altura do peito. Símbolo representa a parte russa da guerra na Ucrânia e significa: “Para a vitória”

A FIG, Federação Internacional de Ginástica, acatou a decisão do COI de banir atletas russos e bielorussos das suas competições em uma tentativa de auxiliar os esforços internacionais para que a Rússia pare a invasão à Ucrânia. Mas, a FIG, adotou a medida de maneira tardia, permitindo ainda a participação de atletas russos na etapa de Doha da Copa do Mundo de Ginástica.

SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK. E NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Após subir ao pódio com um símbolo que é encontrado em tanques de guerra russos na Ucrânia e se tornou um símbolo da invasão russa, Ivan disse que não se arrepende do seu ato e que se tivesse uam segunda chance em que tivesse a opção de subir ao pódio com a letra Z no peito ou não, ele subiria ostentando o símbolo de guerra novamente.

POSIOCIONAMENTO DA FIG

A Federação Internacional de Ginástica anunciou que abrirá uma investigação contra Ivan Kuliak por usar o símbolo russo no pódio da competição no Qatar. A entidade afirma que o processo disciplinar se deu por conta do “comportamento chocante” do atleta russo.

A etapa de Doha foi a última em que atletas russos foram permitidos na competição. A partir do final dessa etapa, os atletas russos e bielorussos estão banidos das competições por tempo indeterminado.

Ivan Kuliak têm 20 anos e é uma das promessas russas na ginástica. O ginasta é o primeiro atleta russo a manifestar apoio ao seu país na guerra contra a Ucrânia abertamente em uma competição. Outros atletas e ex – atletas já se mostraram contrários ao posicionamento russo, caso da bicampeã mundial de vôlei, Ekaterina Gamova, que usou sua rede social para pedir que a guerra acabe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo