Outro lado

Globo desiste de estaduais e só irá transmitir Pernambucano em 2022

Tiago Caldas/ Náutico

A Globo não irá transmitir a maioria dos campeonatos estaduais em 2022 na TV Aberta. Após perder o Carioca e o Paulista para a Record, a emissora desistiu das negociações pelo Gaúcho e o Mineiro e só irá transmitir o Pernambucano no ano que vem. As informações são do portal Notícias da TV.

Um dos principais motivos para a decisão ser tomada foram os baixos índices de audiência que as competições estaduais traziam, principalmente nas primeiras fases. O alto valor que a Globo desembolsava para mostrar os torneios também foi um fator preponderante. Só o Paulistão, por exemplo, custava à emissora R$200 milhões.

Na TV Aberta, o único estadual transmitido na tela da Globo será o Campeonato Pernambucano, que tem contrato até 2022 com a emissora. Contudo, o canal não pretende renovar esse acordo e as exibições dos jogos ficarão limitadas ao seu próprio estado. 

O Grupo Globo ainda negocia com alguns torneios locais para exibição apenas no Premiere FC. Um deles era o Campeonato Paulista, mas com a compra dos direitos via streaming para o HBO Max, as chances da Globo adquirir a competição para seu pay-per-view diminuíram bastante. 

A desistência da emissora vai fazer com que 2022 seja o ano com menos transmissões de futebol nacional em mais de 30 anos no canal aberto. Apenas 48 jogos serão exibidos, um a cada rodada do Brasileirão e dez confrontos da Copa do Brasil. Como grau de comparação, em 2019, quando também tinha os direitos da Libertadores, a Globo mostrou partidas de clubes brasileiros em 81 datas. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo