Outro lado

Globo e Conmenbol encerram entrave jurídico e emissora volta a ser concorrente por direitos da Libertadores

Divulgação/Conmenbol

A Globo e a Conmenbol anunciaram nesta segunda feira (25) que chegaram a um acordo para encerrar a arbitragem que estava em andamento na Suíça entre as duas. Com isso, a emissora carioca deve voltar a ser uma concorrente pelos direitos de transmissão de competições sul-americanas, como a Libertadores e a Copa América.

O processo foi movido pela confederação em junho de 2020 por causa da rescisão do contrato que permitia ao Grupo Globo exibir a Copa Libertadores entre 2019 e 2022. O canal alegou a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 e aumento do preço do dólar como motivos para encerrar o acordo.

A Conmenbol vendeu os direitos que pertenciam a emissora carioca para o SBT em TV Aberta. Na televisão por assinatura, os jogos que eram do Sportv foram usados para criar o pay per view “Conmenbol TV”.

Em nota conjunta, as entidades confirmaram o acordo e reforçaram o respeito estabelecido na parceria entre as duas.

“Conmebol e Globo chegaram a um acordo e decidiram encerrar a arbitragem em curso na Suíça por conta da rescisão do contrato de direitos da Copa Libertadores de 2019 a 2022. O entendimento reforça o respeito que sempre pautou a parceria de longa data entre as instituições.”

O entrave jurídico barrava as participações da emissora nas rodadas de negociação pelos direitos de transmissão das competições organizadas pela Conmenbol, algo que não deve ocorrer mais. A próxima licitação pela Libertadores da América ocorre ano que vem e permite aos vencedores mostrar o torneio entre 2023 e 2026.

Não é primeiro acordo do gênero que o canal chega este ano com uma federação de futebol.  Em janeiro, a Globo encerrou uma arbitragem com a FIFA após ser processada por pedir o adiamento de algumas parcelas referente a compra dos direitos de exibição da Copa do Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo