Futebol Internacional

Goleiro do Ajax, Onana é suspenso por 12 meses após substância proibida no exame antidoping

FOTO: Michael Regan/Getty Images

O Ajax, da Holanda, sofreu um duro golpe nesta sexta-feira (05), uma vez que foi confirmada a suspensão por doping do goleiro camaronês André Onana, considerado um dos principais nomes do atual elenco do clube. O jogador realizou um exame de urina no dia 30 de outubro e foi constatada a substância furosemida, usada em alguns tratamentos de problemas renais. Dessa forma, o órgão disciplinar da Uefa optou pela suspensão de Onana por 12 meses, alegando violação de dopagem.

O Ajax já garantiu que vai recorrer da decisão e informou o ocorrido com o goleiro. De acordo com o clube holandês, Onana se sentiu mal e acabou tomando um remédio que foi receitado para a sua esposa. O goleiro já deu declarações sobre o fato e considerou que cometeu um erro e não tentou tirar proveito de um medicamento para ter um melhor rendimento em campo.

— Foi um erro humano. Pensei que o remédio era uma aspirina simples. Acredito que a punição seja desproporcional e excessiva. Sempre fui contra qualquer tipo de dopagem ou condutas antidesportivas. Vou provar isso e limpar o meu nome — garantiu Onana.

O Ajax também se pronunciou sobre o fato por intermédio de Edwin van der Sar, diretor executivo do clube. O profissional afirmou que o clube rejeita qualquer tipo de conduta deste nível e acredita que um recurso possa diminuir o tempo de suspensão de Onana.

— Nós repudiamos o uso de drogas que melhorem a performance e sempre lutamos por um esporte limpo. É um grande contratempo para nós ter acontecido esse fato com um profissional do nível do Onana, que sempre vem provando o seu valor no clube. Esperávamos uma suspensão menor, já que não houve intenção de melhorias na performance em campo — afirmou van der Sar.

Onana tem 24 anos e vem se destacando no Ajax, clube que defende desde a temporada 2014/15, quando ingressou ainda nas categorias de base vindo do Barcelona. Com bastante destaque no futebol europeu, o goleiro já foi recentemente sondado por clubes como Chelsea e Borussia Dortmund.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo