Futebol

Governador do Rio de Janeiro vetará projeto de lei que altera o nome do Maracanã

Maracanã (Foto: David Nascimento/Esporte News Mundo)
Foto: Esporte News Mundo

Por Carlos Mello e João Vítor Castanheira

A mudança do nome do Maracanã de “Jornalista Mário Filho” para “Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé” será vetada por Cláudio Castro (PSC), governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, conforme apurou o Esporte News Mundo. O projeto 3.489/21, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), foi votado e aprovado pela Assembleia Legislativa (Alerj) em regime de urgência no último dia 10 de Março.

A relação de Cláudio Castro com André Ceciliano quase foi um empecilho para o veto. O governador esteve receoso quanto a se indispor com o político do Partido dos Trabalhadores que preside a Alerj. Segundo ouviu o ENM, “se o projeto fosse de qualquer outro deputado, teria sido vetado antes”.

A previsão de imbróglios na Justiça, uma vez que o Maracanã é tombado desde 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a má repercussão em torno do projeto, no entanto, “jogaram” a favor de Mário Filho.

Na última quinta-feira, o Ministério Público do Rio de Janeiro recomendou que o governador vetasse a alteração do nome. O principal argumento do MP-RJ para ser contra a mudança é evitar uma possível “violação ao patrimônio imaterial dos torcedores-consumidores”. O anúncio oficial pode acontecer ainda nesta quarta-feira.

MÁRIO FILHO E MARACANÃ

Mário Filho foi um dos principais jornalistas da história do Brasil. Nos anos 20, foi responsável pelo primeiro jornal focado em esportes, intitulado Mundo Sportivo, revolucionando o jornalismo à época.

A relação de Mário Filho com o Maracanã veio antes da construção do estádio. Os idealizadores do projeto tinham a intenção de construí-lo em Jacarepaguá. No entanto, Mário foi contrário à decisão, com a justificativa de que seria um local de difícil acesso. Assim, o bairro do Maracanã, no coração da Tijuca, foi escolhido para receber o estádio – que popularmente ficou conhecido pelo nome que também pertence ao córrego do Rio que ronda a construção.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo