Demais estaduais

Governo publica portaria que possibilita retorno do Campeonato Catarinense

Campeonato Catarinense poderá retornar em breve. Foto: Divulgação

Uma portaria publicada na noite desta segunda-feira (11) pelo Governo do Estado de Santa Catarina possibilita o retorno do Campeonato Catarinense, paralisado desde março por efeito da pandemia do novo coronavírus. No documento, assinado pelo Secretário de Saúde, André Ribeiro, as atividades de treinamento esportivo estão autorizadas, desde que sigam uma série de restrições e requisitos.

As medidas dão a possibilidade do estabelecimento de um protocolo de retorno às atividades por parte da Federação Catarinense de Futebol. Nesta terça-feira (12), uma reunião irá acontecer entre a Federação e o Governo para que uma possível data para a volta do Estadual possa ser definida.

Os principais pontos que estão na portaria são:

  • Afastamento por no mínimo 14 dias de alguém que manifeste sintomas de COVID-19;
  • Cada atleta treinará com o próprio equipamento, higienizado previamente, assim como a própria garrafa para hidratação – ficando proibido o compartilhamento;
  • Banhos nas instalações dos clubes somente em boxes individualizados, desinfetados após cada uso;
  • Reuniões devem ser feitas por videoconferências. Para palestras, deve ser dada preferência por locais amplos ou externos;
  • Os atletas deverão ser avaliados antes dos treinos, inclusive com medição diária de temperatura;
  • Limitação do uso de áreas comuns, como refeitórios.

Ainda seguem suspensas as realizações de partidas e eventos esportivos em Santa Catarina. A intenção inicial da Federação era de retornar o Estadual no próximo dia 16, porém a decisão foi negada por parte do Governo do Estado, e o campeonato segue sem data para volta. Os clubes seguem com treinamentos online e monitoramento remoto dos atletas.

Paralisado desde 15 de março, o Campeonato Catarinense retornará na fase de quartas de final. Os confrontos são: Chapecoense x Avaí, Joinville x Brusque, Juventus x Figueirense e Criciúma x Marcílio Dias. Todos serão em ida e volta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo