Copa América

Gramado do Maracanã é aprovado e estádio está pronto para receber Brasil e Argentina na decisão da Copa América

Foto: Divulgação/Maracanã

Os gramados dos estádios que sediaram a Copa América deram muitos motivos para críticas durante toda a competição. Os protagonistas da decisão de sábado, Neymar e Messi, são exemplos de jogadores que reclamaram constantemente. Os pedidos, enfim, foram atendidos e o Maracanã está pronto para receber Brasil e Argentina.

Na última quarta-feira, o gramado do estádio passou por mais um teste de performance, que foi realizado pelo engenheiro agrônomo, Gabriel Rodrigues, que mediu a tração, umidade, compactação e altura do corte. Dentre os estádios do Brasil, apenas o Maracanã possui essa tecnologia.

O gramado do Maracanã está sendo preparado para a final da Copa América desde a madrugada do dia 24 de junho, pela empresa Greenleaf. Cerca de 4 mil m² de grama foi trocada (56% do campo). O palco conta com as gramas bermuda celebration e ryegrass, que é de inverno.

Como foi feito o teste

O medidor de tração simulou a ação da chuteira no gramado. Já o penetrômetro, mede a compactação do campo, enquanto o prisma de gauge afere a altura da grama. Na decisão de sábado, ela ficará com 22mm. A umidade do campo também foi medida. É ela que determina a necessidade de irrigação ao longo do dia e na hora do jogo. Esses parâmetros garantem a um nível de excelência em jogabilidade, que tanto os jogadores pediram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo