Sport

Gravado na história: Há 13 anos o Sport era campeão da Copa do Brasil

Reprodução/Divulgação

Em 11 de junho de 2008, Rubro-Negro pernambucano era campeão da competição pela primeira vez.

Um dia após as oitavas de final da Copa do Brasil 2021 constar com seis times Nordestinos – recorde da região – é comemorado o aniversário do único time do Nordeste a ser campeão de um dos troféus mais cobiçados do futebol brasileiro. Relembre aqui os destaques da campanha triunfal do Sport na Copa do Brasil de 2008.

O time pernambucano não começou a competição como favorito ao título. Até então, nenhum clube do Norte ou Nordeste havia levantado a taça. Com a estreia enfrentando o Imperatriz do Maranhão, o Sport não saiu de um empate em 2×2. Na partida de volta, uma sonora goleada por 4×1, levou o Rubro-Negro à segunda fase.

Após passar pelo Brasiliense na segunda fase, o Leão veio a enfrentar o seu primeiro adversário de peso, o Palmeiras. Após um empate em 0x0 no antigo Palestra Itália, estádio do time paulista, o Sport mais uma vez foi fatal jogando em seus domínios e aplicou mais uma goleada por 4×1 na Copa do Brasil, avançando, assim, para as quartas-de-final.

Nas quartas, o Rubro-Negro pernambucano sofreu sua primeira derrota na competição, enfrentando o Internacional, no Beira-Rio. Pelo placar mínimo, os colorados foram em vantagem para a Ilha do Retiro. Contudo, o Sport conseguiu reverter o placar, com uma vitória por 3×1. Na ocasião, inclusive, foi marcado o gol de falta de Durval. Para sempre marcado na memória do torcedor.

Nas semifinais, o Sport começou jogando em casa pela primeira vez no torneio. Entretanto, o resultado foi o mesmo dos outros jogos em que teve o mando de campo. Uma vitória por 2×0 contra o Vasco, abriu o confronto. No jogo da volta, dessa vez no Rio de Janeiro, o time carioca devolveu o placar da ida. A partida foi decidida nos pênaltis. Nas penalidades, o Leão pernambucano levou a melhor, e com direito a gol de goleiro, o Sport chegava à final.

Na decisão, o primeiro jogo contra o Corinthians foi em São Paulo. Os paulistas fizeram valer o mando de campo e aplicaram uma bela vitória. 3×1 foi o placar do confronto. Na volta, justamente há 13 anos, no mesmo 13 de junho, o Sport bateu o alvinegro paulista, pelo placar de 2×0, com gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique.

O Sport se sagrava, ali, o primeiro e único time do Norte e Nordeste campeão da Copa do Brasil. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo