Grêmio

Diante do Bahia, Grêmio não reencontrou só a vitória

FOTO: LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA

O Grêmio venceu o Bahia por 2 a 0, na noite da última quinta-feira (10), em Pituaçu. A boa notícia para tricolor não foi apenas o reencontro com a vitória, mas também a volta do seu tradicional estilo de jogo, imbuído no DNA tricolor desde 2015.

Embora tenha começado sofrendo uma pressão do Bahia, os gremistas conseguiram controlar as ações a partir da metade do segundo tempo, quando aos 25 minutos abriu o placar com Alisson. O primeiro tempo seguiu com algumas chegadas do Bahia, que terminou o primeiro tempo com mais posse de bola (53%), mais finalizações (11) e mais escanteios (6). Entretanto, não ser eficiente custou caro.

Contudo, o tricolor gaúcho voltou para o segundo ligado e disposto a usufruir do seu bom futebol. Com uma atuação segura, com mais chances de gol, bom toque de bola e a ampliação do placar, os gremistas fizeram a atuação mais segura no campeonato brasileiro até agora.

Por onde passa a boa atuação?

Os números apresentam, principalmente no segundo tempo, a tônica por onde passou o desempenho gremista. Um fato que chamou muita atenção foi a diminuição da procura pelo recurso da bola aérea. Na derrota contra o Sport, por exemplo, o tricolor gaúcho cruzou 48 bolas na área, demonstrando ineficiência na construção de jogo e incapacidade de ter soluções. No jogo contra o Bahia, foram apenas 13 cruzamentos, o que demonstra que a equipe voltou a sua característica, pelo menos pro hora.

Desse modo, os jogadores da base mostram muita qualidade. Por quê? Pelo motivo simples de que eles são lapidados a este tipo de jogo, com aproximação, apoio e troca de passes curta.

O equilíbrio defensivo é outro fator de alento. Os extremas, Éverton e Alisson, voltavam pra marcar, fazendo o tradicional 4-4-2 na fase defensiva gremista. Essa ajuda de recomposição, dobrando a marcação e ajudando o lateral é vital para o bom funcionamento do time. Ambos foram destaques ofensivos também. Trocaram de posicionamento constante e participaram dos gols fazendo a diagonal por dentro – Alisson abriu o placar quando estava posicionado na meia lua e Éverton deu a assistêcia para o segundo gol também atuando naquela região.

Volantes

A amguidade ficou na dupla de volantes. Matheus Henrique, destaque de outrora, não vem tendo boas atuações. Até teve um bom percentual de acerto de passes (89%), porém, pecou no senso de posicionamento e inteligência em alguns momentos, sendo inclusive expulso em falta desnecessária.

Já Darlan Mendes fez a sua melhor atuação com a camisa gremista. O jovem, que por muitos é considerado o sucessor natural de Matheus Henrique, atuou de maneira magistral no meio campo. Ajudou muito no equilíbrio da equipe, ajudou na saída de bola e soube ajudar no ataque com eficiência, principalmente no momento que infiltrou no espaço aberto por Éverton e acertou um belo chute para ampliar o marcador. O técnico Renato Portaluppi comentou sobre a boa atuação.

– O Darlan é um garoto que trabalha bastante, mais uma jóia nossa da base, ele tem características semelhantes ao Matheusinho, ao Maicon. Ele teve uma ótima oportunidade hoje, isso dá confiança ao grupo, e da confiança à ele – disse.

O tricolor gaúcho agora enfrentará Fortaleza, no próximo domingo (13), na Arena do Grêmio. É chance de manter a melhora na equipe, trabalhar o psicológico e preparar a equipe para a volta da Libertadores da América na próxima semana.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Grêmio reencontrou não só a vitória | DF MANCHETES

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo