Grêmio

Grêmio repete má atuação e liga alerta na temporada

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Parece estar virando rotina. O Grêmio não consegue mais jogar futebol em 2020. Após a melhor atuação gremista do ano contra o Bahia, que rendeu também a vitória, parecia ser um ponto de partida para a retomada do bom futebol. Não foi. Desse modo, o empate contra o Fortaleza em casa e a derrota para Universidad Católica reforça que a tônica gremista no ano é um jogo sem ideias, desorganizado e que faz ligar o alerta.

Muitos fatores contribuíram para o desastroso jogo em Santiago. Diversos desfalques, jogo fora de casa, adversário em boa fase. Contudo, não é de hoje que o tricolor demonstra fatos para a torcida se preocupar. O time vem adotando uma ineficaz marcação individual que deixa muito exposta a equipe devido a inefetividade de tal forma. Falta de recomposição dos extremas e circulação lenta da bola. Renato Portaluppi comentou sobre a atuação.

— Acho que sob meu comando, esse ano, foi infelizmente nossa pior atuação. E com certeza a melhor atuação da Católica no ano. Não deu nada certo para a gente, e deu tudo certo para eles. Porque temos jogadores importantes, sete ou oito jogadores fora do time. E sempre falo que tenho um grupo, confio em todo mundo. Mas entrosamento é totalmente diferente. Pecamos na falta de entrosamento dos jogadores – disse.

                 

Números da partida

Não é exagero dizer que a Universidad Católica botou o Grêmio na roda. Ao fim do primeiro tempo, a equipe chilena tinha 62% de posse de bola, oito finalizações e dois gols. O tricolor, por outro lado, teve 38% de posse e nenhum (!) chute a gol. Ao fim da partida, o número de finalizações foi de 14 para chilenos e quatro para gaúchos e a posse de bola foi 63% a 37 %.

Mais do que pouco tempo com a bola, o Grêmio foi muito ineficiente na circulação. Com apenas 79% de acerto, a equipe não teve ideias, não teve construção e nem apresentou perigo aos chilenos. A Católica claramente diminuiu o ritmo e poderia ter aumentado o placar se tivesse sido mais incisiva. Diego Souza comentou sobre a derrota.

– Foi um dia atípico e a competição é difícil. Temos a condição de melhorar o mais rápido possível. Foi um dia atípico, mas sabemos que estamos no caminho certo. Precisamos melhorar e vai melhorar – afirmou.

O fato é que o Grêmio necessita urgente de novas ideias e retomar o que vinha trabalhando desde 2015. Ter resiliência e recuperar a questão anímica, além de tático e técnico, são os principais desafios para conquistar títulos para o clube nesta temporada.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo