Futebol Internacional

Grupo A: Catar terá dificuldade em grupo com atual campeã africana; confira análise

Foto: SEYLLOU/AFP via Getty Images

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022, realizado nesta sexta-feira (01), colocou o Catar, anfitrião da atual campetição, em uma situação bastante complicada. Cabeça de chave do grupo A, a seleção do país-sede terá pela frente Equador, Holanda e Senegal. Um adversário tradicional e já finalista de Copa do Mundo, no caso da Holanda, o atual campeão africano, o Senegal, além de uma equipe bastante tradicional e que veio de uma eliminatória difícil: o Equador.

Não é um absurdo dizer que o Catar poderá ficar de fora logo na fase de grupos. Enquanto isso, Holanda e Senegal aparecem como favoritas, enquanto o Equador, que não perdeu para Brasil e Argentina na condição de mandante, pode surpreender.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Catar:

Por ser o país-sede, o Catar não precisou disputar as Eliminatórias da Ásia para fazer parte da Copa do Mundo de 2022. Inclusive esta será a primeira vez que a seleção de futebol do país vai participar de um Mundial da Fifa. Em todas as outras edições, o Catar não conseguiu garantir vaga.

Sem as Eliminatórias, o Catar apostou em amistosos para se preparar visando a Copa do Mundo e, recentemente, conseguiu um desempenho positivo, tendo vencido a Bulgária e empatado diante da Eslovênia. A seleção chegou também até a semifinal da Copa Ouro, quando acabou derrotada pelos Estados Unidos.

O Catar aposta no trabalho feito pelo treinador espanhol Félix Sánchez, que passou pelas categorias de base do Barcelona, até chegar para realizar um trabalho na seleção nacional do Catar. Sánchez comandou o Catar no título da Copa da Ásia, conquistada sobre o Japão, em 2019.

Equador:

O Equador chega para a Copa do Mundo com boas referências após garantir a quarta colocação nas Eliminatórias da América do Sul. Os equatorianos não foram superados por Brasil e Argentina, na condição de mandante, e esses resultados foram determinantes para se manter a frente da seleção peruana.

Mesmo o objetivo de estar na Copa do Mundo garantido, o Equador não venceu os seus últimos quatro jogos nas Eliminatórias, o que deixou a torcida em dúvida sobre o desempenho que poderá ser apresentado durante o Mundial. O Equador, inclusive, fará o jogo de abertura da competição, diante do Catar, no dia 21 de novembro.

O Equador é comandado pelo experiente treinador argentino Gustavo Alfaro, que dirige a seleção desde 2020 e terá a chance de disputar a sua primeira Copa do Mundo. Um dos principais nomes da equipe é o atacante Gonzalo Plata, que atua pelo Valladolid, da Espanha. O Equador vai disputar a Copa do Mundo pela quarta vez.

Senegal:

O Senegal chega para a Copa do Mundo sob grande expectativa após ter conquistado o título da Copa Africana de Nações. Além disso, os senegaleses conseguiram duas vezes superar o Egito, tanto na decisão da competição continental, quanto no duelo direto em busca de uma vaga na Copa do Mundo. Senegal é atualmente considerada a principal seleção africana.

A expectativa é de que Senegal possa disputar, ao lado da Holanda, a primeira colocação do grupo A. Desta forma, vencer logo na estreia, quando enfrentam justamente a Holanda, será importante para os senegaleses tentarem atingir o objetivo de seguir na primeira colocação do grupo A.

Senegal tem uma seleção forte e que conta com Sadio Mané, craque do Liverpool e um dos grandes jogadores do futebol mundial na atualidade. Além disso, o goleiro Edouard Mendy, que atua pelo Chelsea, foi eleito pela Fifa com o melhor do mundo na posição. O treinador de Senegal é Aliou Cissé, que participou da Copa do Mundo de 2002, como jogador, e de 2018, como treinador.

Holanda:

A Holanda sempre entra nos Mundiais como uma das favoritas, embora a seleção nacional tenha passado por uma queda de qualidade nos últimos anos. Ainda assim os holandeses estão vivendo um bom processo de renovação com nomes como Ryan Gravenberch, Mathijs De Ligt e Myron Boadu. A tendência é uma disputa intensa contra Senegal pela primeira posição.

Os holandeses conseguiram uma classiifcação direta para a Copa do Mundo do Catar após atingirem a primeira colocação do grupo G das Eliminatórias Europeias, fazendo dois pontos a mais do que a Turquia, que ficou em segundo. Apesar de algumas atuações irregulares no final, o objetivo foi atingido.

Um dos grandes nomes da seleção, que é dirigida por Louis van Gaal é o zagueiro Virgil Van Dijk, do Liverpool. O atacante Memphis Depay, do Barcelona, é outro jogador de grande destaque. A Holanda vai disputar a sua 11ª Copado Mundo e foi três vezes vice-campeã, nos Mundiais de 1974, 1978 e 2010.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo