Mais Esportes

Guilherme Toldo carimba vaga e vai disputar o florete nas Olimpíadas de Tóquio

Guilherme Toldo
Divulgação / Twitter cbesgrima

O Brasil garantiu nesta sexta-feira (26) seu segundo representante para disputar a esgrima nas Olimpíadas de Tóquio. Guilherme Toldo teve um bom desempenho no Grand Prix de Florete, em Doha, no Catar: venceu cinco duelos, suficiente para manter o venezuelano Victo Leon fora da zona de classificação das Américas.

O brasileiro começou a competição com boas chances de carimbar o passaporte. Era o 26º colocado no ranking mundial, o que lhe dava a liderança da cota americana (atletas de Estados Unidos e Canadá não são considerados para essas vagas). Dessa forma, não precisava, necessariamente, conquistar o torneio.

Mesmo assim, venceu quatro dos seis jogos da poule, que é uma espécie de fase de grupos. Não deu chances para o indiano Bicky Thokchom e para o suíço Remi Brunner (ambos 5 a 0), mas teve mais trabalho com o croata Ivan Komsic (4 a 3) e o italiano Damiano Rosatelli (5 a 4). As derrotas vieram contra o polonês Leszek Rajski (2 a 5) e contra o honconguês Lok Wang NG (4 a 5).

Com isso, Guilherme Toldo avançou à fase T64 (rodada que classifica para a chave principal) e venceu o turco Martino Minuto por 15 a 7. Neste momento, o gaúcho garantiu a vaga para as Olimpíadas.

Toldo já representou o país em Londres-2012 e Rio-2016, quando terminou em oitavo lugar – a melhor campanha da esgrima brasileira em Jogos Olímpicos, batendo, inclusive, o campeão mundial da época. Além dele, Nathalie Moellhausen também já está classificada na categoria espadas, após o 9º lugar na Copa do Mundo de Kazan, na Rússia.

O GP de Doha continua com Bia Bulcão também tentando uma vaga nos Jogos de Tóquio. Caso não consiga, ainda terá uma nova oportunidade no Pré-Olímpico do Panamá. Rafaela Gomes, com apenas 17 anos, estreará internacionalmente em competições adultas.

Agora, com Guilherme Toldo, a delegação brasileira já tem 198 atletas com vagas garantidas para as Olimpíadas de Tóquio. Para efeito de comparação, em 2021 foram 259 brasileiros, enquanto para os Jogos do Rio, a delegação chegou a 465 atletas.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo