Ceará

Guto Ferreira lamenta atuação do Ceará em derrota para o América-MG: ‘Se não foi a pior, está entre as piores’

Foto: João Zebral / América-MG

Técnico do Ceará, Guto Ferreira lamentou a atuação de sua equipe na derrota por 2 a 0 para o América-MG, na Arena Independência. O treinador elogiou a forma que o Coelho jogou, nesse domingo (29), e atribuiu à forma que o adversário se portou defensivamente como motivo para a derrota alvinegra pela 18ª rodada do Brasileirão. Guto ainda disse que a atuação desse domingo (29) estaria entre as piores do clube dessa Série A. Pelo outro lado, Fabrício Daniel teve uma manhã brilhante e foi o autor dos gols do êxito mineiro. Richard, goleiro alvinegro, ainda chegou a defender um pênalti de Ribamar no período final.

                 

LEIA MAIS:
América joga bem, convence e bate o Ceará no Independência
Atuações ENM: Ceará faz uma das piores partidas no ano e perde para o América-MG; Fernando Sobral foi o que se salvou

Com o semblante entristecido. Assim Guto Ferreira iniciou a coletiva de imprensa após o revés fora de casa. Depois um jogo quase perfeito diante do Flamengo, que briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro fez uma partida irreconhecível e levou o famoso “nó tático” da equipe de Vagner Mancini, que já comandou o Vovô no passado. Com apenas três chances claras de balançar as redes durante todo o jogo, sendo uma delas em um gol bem anulado, o time cearense foi envolvido pelos mineiros e saiu derrotado de Belo Horizonte. O treinador não pôde deixar de lamentar as dificuldades encontradas por seu elenco.

“Se não foi a pior (partida do Brasileirão), está entre as piores sim”, criticou o técnico. “Tivemos um gol anulado. Acredito que foi, talvez, o único lance do primeiro tempo, se não foi do jogo, que a gente tenha conseguido concluir com alguma qualidade no gol. Nossa equipe, em geral, não esteve bem”.

Então vice-laterna da competição, o Coelho entrou na partida com cinco desfalques que testaram positivo para à Covid-19. Dessa forma, Vagner Mancini precisou fazer alterações em sua equipe e fortaleceu seu sistema defensivo, que fez uma partida perfeita. Durante os 90 minutos mais os acréscimos, o time alvinegro levou perigo apenas em três oportunidades. A primeira terminou em um gol anulado, com falta de Luiz Otávio sobre Ribamar e um toque aéreo de mão de Fabinho. Depois, Vina teve oportunidade após bela jogada de Fernando Sobral, que passou entre quatro marcadores e lançou para o meia, que finalizou com um chute fraco e sem levar perigo ao goleiro Matheus Cavichioli. A última chance veio do próprio Fernando Sobral, na segunda etapa. O volante arriscou de fora da área e o arqueiro mineiro ficou com a pelota. A postura tática da equipe de Minas Gerais rendeu elogios do treinador Guto.

“Nós tivemos uma marcação, por parte do América, muito bem feita. Alta, forte. O que nos causou muita dificuldade. Tanto na nossa saída de bola quanto no meio, quando a gente buscava as conexões para jogadas mais agressivas. Isso gerou muitos erros”, analisou o técnico. “A maneira que a equipe marcou, nos causou bastante dificuldades. Conversando com algumas pessoas ligadas ao América, foi a partida onde eles se entregaram mais no aspecto defensivo. Não vinham marcando com toda essa intensidade. Fizeram o gol cedo e, dentro das estratégias do jogo, pôde baixar um pouco mais a linha, nos dar a bola e jogar no nosso erro”.

Com os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022, a Série A terá uma paralisação por duas semanas. E, apesar de preferir que o próximo jogo já fosse na semana que estar por vir, Guto Ferreira quer aproveitar esse período sem confrontos para trabalhar com seu elenco e melhorar o que mais vêm lhe causando dores de cabeça, além de ganhar tempo para que alguns jogadores que estão sob os cuidados do departamento médico se recuperem e estejam à disposição para jogar. Buiú e Mendoza se recuperam de inflamação no joelho direito e ambos serão avaliados na próxima terça-feira (1), data em que o clube se reapresentará de volta aos trabalhos. Zagueiro Klaus se recupera de cirurgia e o volante Oliveira está em fase de transição.

“Tentar aproveitar da melhor maneira possível (as duas semanas de treinos). Da maneira que está o calendário para nós, jogar no domingo (próximo) seria mais interessante e não ter essa pausa tão longa. Por outro lado, é um espaço para trabalhar, recuperar alguns jogadores que estão entregues ao departamento médico, fazer ajustes nos variados quesitos e voltar para o segundo turno da melhor maneira possível”, finalizou.

O Ceará se reapresenta na tarde da próxima terça-feira (1), no estádio Vovozão, localizado na sede do clube em Porangabuçu. No dia 12, um domingo, o Alvinegro encara o Grêmio, na Arena do Grêmio, pela 20ª rodada do Brasileirão. A 19ª rodada, contra o Palmeiras, será na Arena Castelão, mas ainda não tem data e horário para acontecer.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo