Cruzeiro

Yeison Guzmán será o nono colombiano a defender o Cruzeiro na história; relembre os outros nomes

Yeison Guzmán será o nono colombiano a defender o Cruzeiro na história; relembre

Historicamente, o Cruzeiro é um time que possui sucesso com jogadores estrangeiros em seus elencos. Alguns ídolos como, por exemplo, o zagueiro Perfumo e o lateral-esquerdo Sorín, ambos argentinos, e jogadores vitoriosos como o colombiano Aristizábal e o uruguaio De Arrascaeta, são provas dessa característica do clube mineiro. E agora, mais um jogador de fora do Brasil terá a oportunidade de escrever sua história atuando pela Raposa: o meia colombiano Yeison Guzmán.

Guzmán, de 23 anos, é uma das grandes promessas do futebol colombiano e pela primeira vez tentará a sorte fora do seu país natal. Com características e função atualmente em falta no elenco do Cruzeiro, o jogador chega com muita expectativa do torcedor celeste, que enxerga no meia a esperança de dias melhores no clube e do retorno a Série A do Campeonato Brasileiro.

Nascido em La Unión, na Colômbia, Yeison Guzmán chegará num clube com certo histórico de passagens de jogadores do seu país. O meia será o nono colombiano da história do Cruzeiro, que, quando o assunto são atletas de outras nacionalidades, só teve mais argentinos (15) e uruguaios (13). Recentemente, o ENM fez uma matéria citando todos os estrangeiros que já vestiram a camisa estrelada e seus respectivos países. Para acessá-la, basta clicar aqui.

Veja também: Confira análise e números de Yeison Guzmán, novo reforço celeste

Os colombianos do Cruzeiro

Antes de Guzmán, o Cruzeiro teve oito outros colombianos, sendo eles: Viveros, Víctor Aristizábal, Luis Orejuela, Freddy Rincón, Riascos, Diego Árias, Javier Reyna, Iván Angulo.

Apesar do número considerável de jogadores da Colômbia, nem todos tiveram sucesso. Dentre os nomes, provavelmente é de Aristizábel que o cruzeirense mais sente falta. Apesar de ter atuado somente por um ano no clube, o atacante foi um dos grandes destaques do histórico time de 2003, campeão da Tríplice Coroa.

Outros nomes, como Diego Árias e Javier Reyna, praticamente não entraram em campo, não deixando saudades. Alexander Viveros e Freddy Rincón, em suas oportunidades, não corresponderam às grandes expectativas depositadas pela torcida em suas respectivas chegadas. Mas Viveros curiosamente, teve papel importante na contratação de Yeison Guzmán, sendo o representante do Cruzeiro na Colômbia.

Veja também: Argentinos são os estrangeiros que mais vestiram a camisa do Cruzeiro; veja ranking

Quem não deixou nenhuma saudade foi o atacante Duvier Riascos, que fez 16 partidas, somente um gol, e comprou uma briga enorme da torcida ao xingar o clube após uma partida. Hoje o atleta é persona non-grata no Cruzeiro.

Os colombianos que atuaram pelo Cruzeiro mais recentemente foram Luis Orejuela e Iván Angulo. O primeiro chegou em 2019, participou da campanha de rebaixamento no Brasileirão, sendo um dos que “se salvou” naquele ano, foi emprestado ao Grêmio, em 2020, e vendido ao São Paulo, em 2021. Já o segundo chegou ao time celeste vindo do Palmeiras, por empréstimo, só disputou uma partida e foi chamado de volta pelo clube paulista. Mesmo com o pedido de retorno, acabou não tendo oportunidades no Porco e foi recontratado pelo time mineiro. Em seu retorno, a Raposa estava impedida de contratar pela Fifa e então ele não pôde entrar em campo, deixando o clube estrelado sem fazer um jogo sequer em sua segunda passagem.

Yeison Guzmán será o nono colombiano a defender o Cruzeiro na história; relembre
Apesar do rebaixamento do Cruzeiro em 2019, Orejuela teve bom desempenho na temporada – Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

A torcida celeste agora fica na expectativa de como Yeison Guzmán irá servir ao Cruzeiro. O jogador deve chegar em Belo Horizontes nos próximos dias para assinar contrato e ser devidamente apresentado. Guzmán assina por cinco anos com o time celeste, que por 1,2 milhão de dólares (R$ 6,8 milhões na cotação do dia do anúncio da contratação) passa a ter 80% do seu passe.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo