Santos

Há 10 anos o Santos conquistava o tri da Libertadores; relembre a campanha

Foto: Santos FC

Há exatos 10 anos o Santos conquistava o tricampeonato da Libertadores, e o Esporte News Mundo relembra essa campanha.

A estreia foi no dia 15/02 contra o Deportivo Táchira. O local da partida foi no Estádio Pueblo Novo, em San Cristóbal na Venezuela, e terminou 0x0. Antes do segundo jogo, o técnico Adilson Batista foi demitido com o argumento que não conseguiu fazer os Meninos da Vila renderem o que podiam. Sob o comando do interino Marcelo Martelotte, o Santos enfrentou o Cerro Porteño no dia 02/03 na Vila Belmiro e também terminou empatado: 1×1. Elano marcou de pênalti aos 10 minutos do segundo tempo, e no final do jogo, 47′, Nanni diminui para o Cerro, também de pênalti.

No 16/03 veio a primeira derrota. O Santos jogou contra o Colo Colo no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago no Chile. Antes do jogo, o time enfrentou um terremoto de magnitude 5.3 na escala Richter, o que fez Neymar comentar o assunto no twitter:

Reprodução: Twitter

O jogo começou e aos 4 minutos Elano arriscou um chute de 40 metros de distância e marcou o primeiro gol. E logo depois, pressionado pela torcida, o Colo Colo marcou três gols. O Santos tinha apagado completamente. No segundo tempo, aos 3 minutos de jogo, Neymar marcou o segundo gol. A partida terminou 3×2 para o time Chileno.

Nesse meio tempo, o Peixe tinha um novo técnico: Muricy Ramalho. E antes de ser apresentado, ele foi assistir o jogo contra o Colo Colo no dia 06/04 na Vila Belmiro. Mesmo adversário do último jogo e mesmo placar…só que dessa vez, o Santos venceu. Aos 34 minutos, Elano marcou o primeiro gol em uma cobrança de falta. E aos 35 Danilo marcou o segundo.

O segundo tempo começou, e aos 6 minutos Neymar marcou o terceiro. Na comemoração, ele colocou uma máscara com seu o rosto que havia ganhado dos seus patrocinadores. O juiz não gostou e lhe deu um cartão amarelo. Como o jogador já tinha tomado um amarelo antes por ter feio falta em um jogador, ele foi expulso. O clima esquentou e Zé Eduardo e Scotti trocaram empurrões e foram expulsos. As expulsões ajudaram muito o Colo Colo, e aos 36 minutos diminuiu com um gol de Jerez, e aos 41 Rúbio marcou o segundo. Para piorar a situação, Elano jogou uma toalha em direção da equipe do time visitante e também foi expulso, e assim o jogo terminou. 3×2 para o Santos e três expulsões.

O próximo jogo foi no dia 16/04, aniversário de 99 do Santos, e como “presente” o time não contaria com: Neymar, Zé Eduardo e Elano para o jogo. A partida aconteceu no estádio General Pablo Rojas, em Assunção-PAR, e o Santos já contava com Muricy no banco. No lugar de Elano, o treinador escalou Paulo Henrique Ganso, que estava voltando de uma lesão. E para o ataque Diogo (depois Maikon Leite) e Keirrison (depois Alex Sandro). Danilo marcou o primeiro gol aos 11 minutos do primeiro tempo, e Maikon Leite marcou o segundo aos 3, e Benitez diminuiu para o Cerro aos 48 minutos do segundo tempo. 2×1 para o Alvinegro da Vila Belmiro.

Um detalhe: O Santos era o único paulista na Libertadores.

LEIA MAIS SOBRE O SANTOS:

Camacho comenta trabalhos com Diniz: “Espero que dê certo mais uma vez”

Diniz elogia maneira que o Santos atua na defesa: “Sistema defensivo são os 11 jogadores”

Santos só sofreu apenas dois gols nos últimos seis jogos

A classificação para as oitavas de final veio no dia 20/04 no estádio do Pacaembu. Jogo contra o Deportivo Táchira. Com Neymar, Elano e Zé Eduardo de volta, o time saiu na frente ao 4 minutos do primeiro com um gol do camisa 11. O segundo gol veio aos 13 minutos, gol de Jonathan. Aos 24 do segundo tempo, Chacón diminuiu para o Deportivo. Danilo marcou o terceiro e assim finalizando o placar. 3×1.

A primeira partida das oitavas de final foi no dia 27/04 contra o América-MEX na Vila Belmiro. Paulo Henrique Ganso marcou, de fora da área, o único gol da noite aos 38 minutos do primeiro tempo.

O jogo de volta foi no dia 03/05 no estádio Corregidora, em Querétaro, no México. A partida terminou 0x0, mas como o Santos havia ganhado o primeiro jogo, eles se classificaram para as quartas de final.

No dia 11/05, no estádio Estádio Palogrande, em Manizales, Colômbia, na primeira partida das quartas, o Peixe enfrentou o Once Caldas. O jogo terminou 1×0 com um gol de Alan Patrick aos 42 do segundo tempo.

Com um empate, o Santos precisava de apenas um gol. O jogo aconteceu no dia 18/05 no Pacaembu. Neymar marcou o primeiro gol aos 11 minutos do primeiro tempo, e Rentería diminuiu para o Once Caldas aos 29. Aos 39 do segundo tempo, o camisa perdeu um pênalti. Fim de jogo. Santos classificados para as Semifinais.

Mais uma vez o Santos iria enfrentar o Cerro Porteño. O primeiro jogo foi no dia 25/05 no Pacaembu. Edu Dracena marcou de cabeça o único gol da partida aos 43 do segundo tempo. Com a vantagem, tinha tudo para ser um jogo tranquilo…mas não foi. Dia 01/06 Estádio General Pablo. O Primeiro tempo termina 3×1 para o Santos. Gols de Zé Eduardo, aos 2 minutos, Barreto (contra), aos 27, César Benítez, aos 31, e Neymar, aos 46 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa o Cerro empatou o jogo. Juan Lucero, aos 15 minutos, e Fabbro, aos 36 minutos, marcaram os gols. A partida foi tão tensa que Muricy caiu no chão após ser atingido na cabeça por um objeto. Ele chegou a se ajoelhar por causa da dor e precisou de gelo no local. E pra piorar: Edu Dracena foi expulso no fim do jogo. Mesmo empatando, o Santos estava classificado para a final da Libertadores.

O Adversário da final foi o Peñarol. A coincidência é que esse time foi o mesmo adversário da final de 1962, quando o Santos ganhou a primeira Libertadores.

O primeiro jogo foi no dia 15/06 no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai. A partida terminou 0x0. Tudo seria decidido no dia 22/06 no Estádio do Pacaembu.

Eis que chegou o momento. 40 157 torcedores estavam presentes, e um deles era o Rei Pelé. O primeiro tempo terminou 0x0, mas no segundo tudo mudaria. Com um minuto de jogo, com um passe de Arouca, Neymar abriu o placar. Danilo marcou o segundo aos 23. E aos 34, Durval marcou contra o único gol do Peñarol. Esse gol não adiantou nada…juiz apitou e o Santos conquistou o tri da Libertadores.

Quer saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo pelo TwitterFacebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo