Z - Futebol Agência ENM

Há 10 anos, time do Santos conquistava o bi-campeonato paulista

Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com

No dia 15/05/2011, o Santos levantava a taça do Campeonato Paulista, o 19º na história do time, na Vila Belmiro. Esse foi o segundo ano seguido que o time conquistava o estadual. O time tinha em seu elenco várias estrelas, entre elas, um menino de apenas 19 anos chamado Neymar.

O Peixe começou o campeonato sob o comando do técnico Adilson Batista. O treinador não vinha agradando muito e logo foi demitido. O interino Marcelo Martelotte assumiu o seu lugar, ele comandou o time por por 10 jogos, obtendo seis vitórias, um empate e três derrotas. Como ele era interino, o time precisava de técnico, e o Santos contratou o técnico campeão Muricy Ramalho. A estreia dele foi no jogo contra o Americana e terminou em 0x0. Logo depois ganhou de 3×0 do Paulista.

Muricy Ramalho treinando o Santos ( (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

Somando todos esses resultados, o Santos conseguiu o quarto lugar na classificação geral – acumulando 19 Jogos; 11 Vitórias; 5 Empates e 3 Derrotas.

Nas quartas de final, ganhou de 1×0 da Ponte Preta (gol daquele menino lá…o Neymar).

Neymar comemora gol contra a Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A semifinal foi contra o São Paulo. O primeiro jogo foi no Pacaembu e terminou em 0x0. O segundo jogo foi na Vila Belmiro, Elano e Paulo Henrique Ganso despacharam o tricolor do campeonato. 2×0 para os donos da casa.

Decidida a final: Santos x Corinthians. Local do primeiro jogo seria no Pacaembu. O jogo terminou empatado. A decisão seria na Vila Belmiro. Era a chance ideal para o Santos dar o troco no Corinthians ( No primeiro jogo da final do campeonato de 2009, o time de Ronaldo ganhou do Peixe na Vila por 3×1).

A vingança aconteceu. Arouca e Neymar marcaram os gols do título. Aos 41 minutos do segundo, Morais chegou a diminuir para o Corinthians, mas já era tarde demais.

O Peixe terminou a campanha com 23 Jogos; 14 Vitórias; 6 Empates e 3 Derrotas. O artilheiro da competição foi o Elano, com 11 gols marcados. E o craque escolhido do Paulistão ficou com o Neymar.

Esse foi o primeiro título de Muricy comandando o Santos, mal sabia ele que mais tarde conquistaria a América.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo