Palmeiras

Há 22 anos, Palmeiras eliminava Vasco da Liberta com show de Alex em São Januário

Alex Palmeiras
Alex abusou de sua qualidade técnica naquela noite no Rio de Janeiro Foto: Arquivo Palmeiras

A data de 21 de abril é especial para os palmeirenses. Em 1999, o Palmeiras buscava o título inédito da Libertadores da América, e teria o jogo da volta contra o atual campeão Vasco, em pleno São Januário. Tarefa difícil, mas que ficou mais tranquila graças a genialidade de Alex e Paulo Nunes, que foram fundamentais na vitória por 4 a 2, que classificou a equipe para as quartas-de-final.

Mais de 15 mil pessoas foram até o estádio para assistir a um grande jogo. O duelo de ida, em São Paulo, havia sido 1 a 1. A equipe comandada por Antônio Lopes abriu o placar logo aos aos 3 minutos com Luizão, após um bate e rebate, e finalização do ex-centroavante palmeirense, que contou com certa colaboração de Marcos. Depois, o goleiro acabou se recuperando e fazendo uma defesa importante em chegada de Donizete.

Aos 29, o Verdão teve cobrança de falta ensaiada, com a bola rolada para Júnior na esquerda, que cruzou rasteiro para a área, onde Paulo Nunes apareceu pra empatar. E aí começava o show, pois dois minutos depois, Alex e Paulo Nunes fizeram uma tabelinha monumental, e o meia chutou no meio das pernas do goleiro Márcio. Virada alviverde.

Mas, como aquele time sempre reservava muitas emoções, houve uma cobrança de escanteio na área, e a defesa se atrapalhou, deixando Ramón Menezes (aquele mesmo que, recentemente, treinou o Vasco) desviar de cabeça na primeira trave. Final do primeiro tempo: 2 a 2.

Após o intervalo, o Cruz Maltino não teve tempo nem de respirar, pois Alex recebeu cruzamento de Rogério, que havia entrado na vaga de Galeano, e o camisa 10 cutucou com a sola da chuteira para balançar as redes. Indo pra cima, o time de verde e branco teve falta sofrida na esquerda. O cobrador Arce acabou mandando a bola direto pro gol, surpreendendo a todos, que esperavam ela pelo alto. Márcio nada fez, e o Vasco acabou, com aquele gol, desmoronando em campo. Nem a expulsão de Júnior, aos 35, acabou ajudando o Vasco a diminuir o placar. Final: 4 a 2, e Palmeiras nas quartas.

Naquela mesma noite, o rival Corinthians superaria os bolivianos do Jorge Wilsterman e também avançaria de fase, para enfrentar justamente o time de Felipão, naquele que viria a ser mais um duelo de tirar o fôlego.

O resultado conquistado naquela noite na capital fluminense dava uma moral que o plantel palmeirense ainda não tinha, adicionando confiança para o treinador que, meses depois, iria erguer a taça pela segunda vez (ele já havia ganhado com o Grêmio, em 1995). Mas, para Sociedade Esportiva Palmeiras, foi um título inédito, que passou muito por aquela noite mágica em São Januário, em que o atual campeão era superado em grande estilo.

Escalações – Vasco da Gama 2 x 4 Palmeiras – 21/04/1999

Vasco – Márcio; Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão, Alex Oliveira; Nasa, Paulo Miranda (Luiz Cláudio), Juninho Pernambucano, Ramón Menezes (Vagner); Donizete e Luizão. Técnico: Antônio Lopes.

Palmeiras – Marcos; Arce, Junior Baiano, Cleber, Júnior; César Sampaio, Galeano (Rogério), Alex (Roque Júnior), Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Evair). Técnico: Luis Felipe Scolari.

Leia também:

+Jardine quer Weverton na lista para Seleção Olímpica. Ele seria um dos 3 com mais de 24 anos

+Palmeiras não perde em estreias de Libertadores há 40 anos. Veja histórico

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo