São Paulo

Há 28 anos, São Paulo se consagrava campeão da Libertadores pela primeira vez

Foto: Reprodução- São Paulo FC

Era 17 de junho de 1992, o relógio marcava 21h30 e o Estádio do Morumbi pulsava. O São Paulo recebia naquela noite o Newell’s Old Boys (ARG), pela final da Libertadores da América.

O primeiro jogo aconteceu na Argentina e terminou em derrota para os brasileiros por 1 a 0. Cabia então ao Tricolor Paulista reverter o placar para se consagrar campeão.

Mais de 100 mil pessoas estavam presentes no Morumbi naquela noite. Dentro de campo, nomes como Raí, Cafu e Zetti esperavam para brilhar. Sob o comando de Telê Santana, o São Paulo venceu por 1 a 0 com gol de pênalti de Raí. Entretanto, o resultado não era o suficiente e levou a partida para as penalidades máximas.

Nas cobranças pelo lado são-paulino, Raí, Ivan e Cafu anotaram os gols. Já pelo lado da Lepra, Zamora e Llope balançaram as redes, Berrizo e Mendonza perderam e Gamboa parou nas mãos de Zetti, que se consagrou naquela noite, após a excelente defesa.

Pelo resultado nas penalidades, o São Paulo se consagrou campeão da América pela primeira vez. Raí levantou a taça e garantiu a festa. Milhares de torcedores invadiram o campo e ao lado dos jogadores festejaram aquele título que seria o primeiro dos três que ainda viriam.

Quem acompanhou a trajetória do São Paulo naquela Libertadores desde o início, não acreditaria que o clube poderia se consagrar campeão. Após uma derrota na estreia, por 3 a 0, conta o Criciúma, muita gente ficou na dúvida sobre o futuro Tricolor na competição. Na partida em questão, Telê Santana poupou sua equipe principal, por conta de um clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

O Tricolor ainda terminou a fase de grupos em segundo lugar, atrás do Criciúma. Entretanto, após derrotar adversário por adversário o sonho foi se tornando real. E quando Zetti defendeu o pênalti de Gamboa, o torcedor pode soltar o grito de campeão!

O São Paulo relembrou o momento em suas redes sociais

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo