Corinthians

O legado do Doutor: Há 42 anos, Sócrates fazia sua primeira partida pelo Corinthians

Foto: Arquivo/Corinthians

Ídolo do futebol brasileiro, Sócrates estreava pelo Corinthians há exatamente 42 anos. Neste mesmo 20 de agosto, mas em 1978, o Doutor vestiu a camisa alvinegra pela primeira vez em uma partida oficial. O jogo foi válido pelo Campeonato Paulista, em um clássico contra o Santos. Rui Rei marcou o gol corintiano no empate por 1×1.

Nascido em Belém, no Pará, Sócrates deu seus primeiros passos no futebol no Botafogo de Ribeirão Preto, aos 20 anos. Por lá, marcou 101 gols em 269 partidas de 1974 a 1978. Com o destaque no interior paulista, o Corinthians acertou sua contratação.

Figura única na história do futebol

Dono de diversos apelidos, como Doutor, Calcanhar de Ouro e Magrão, o meia fez história e marcou época no esporte brasileiro. Sócrates foi destaque dentro e fora de campo – além de ser médico formado (daí o “Doutor”). Mais do que isso, foi um dos líderes da Democracia Corinthiana no início dos anos 1980, que foi influente para movimentos sociais no Brasil ditadorial.

Com a camisa do Corinthians, Sócrates marcou 172 gols em 298 jogos, e conquistou três títulos paulistas (1979, 1982 e 1983). Pela Seleção, foram 25 gols em 63 partidas. Ao lado de Zico, Júnior e companhia, formou a lendária equipe canarinho na Copa de 1982, além de disputar o torneio seguinte, em 1986.

Sócrates faleceu junto a conquista de um título corintiano. Em um dia emocionante de 4 de dezembro de 2011, aos 54 anos, o Doutor deixou a torcida na mesma data do pentacampeonato brasileiro do Timão. Naquela ocasião, foi prestada uma homenagem, com um minuto de silêncio, e os jogadores do Corinthians reproduziram sua famosa comemoração, com punho cerrado e levantado aos céus.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo