Corinthians

Há 44 anos ocorria a Invasão Corinthiana; relembre um capítulo marcante da história do Timão

Foto: Divulgação/Corinthians

Neste dia há 44 anos, um dos momentos mais importantes da história do Corinthians tomava forma. Em 05 de dezembro de 1976, cerca de 70 mil torcedores alvinegros rumaram ao Rio de Janeiro e dividiram as arquibancadas do Maracanã nas semifinais do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense. O episódio ficou conhecido como “Invasão Corinthiana”.

Dias antes da partida, os presidentes de cada clube tentavam promover a decisão, o que levou a declarações polêmicas. Francisco Horta, comandante do Fluminense, duvidava da presença dos torcedores do Corinthians: “Que os vivos saiam de casa e os mortos saiam das tumbas para torcer pelo Corinthians no Maracanã porque o Fluminense vai ganhar a partida”.

Invasão Corinthiana

A partida seria transmitida em São Paulo ao vivo, mas a torcida alvinegra atravessou mais de 400km para chegar ao Rio de Janeiro. Segundo o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem, foi o dia de maior tráfego na história até o momento. A quebra de recorde no volume de carros nas estradas fez com que o Departamento implantasse a “Operação Corinthians”, para conter a movimentação.

Na época, já se passavam 22 anos desde o último título do Corinthians, e a proximidade em acabar com o jejum de conquistas foi um dos motivos que fez com que a torcida comparecesse. A partida era decisiva e disputada em jogo único, para então saber quem disputaria a final do Campeonato Brasileiro.

No primeiro tempo, o Fluminense abriu o placar com Carlos Alberto Pintinho. A igualdade veio aos 30 minutos – Vaguinho cobrou escanteio, Geraldão cabeceou sem direção, mas Ruço apareceu para emendar uma meia bicicleta e equilibrar o placar.

A segunda etapa foi dominada pela chuva. Uma tempestade caiu sobre o Rio de Janeiro e deixou o gramado sem condições de a bola rolar. Mesmo assim, o árbitro Saul Mendes prosseguiu com o duelo até o fim, deixando a decisão para os pênaltis. Então, foi a vez de o goleiro Tobias brilhar. Neca, Ruço, Moisés e Zé Maria fizeram para o Timão. Rodrigues Neto e Carlos Alberto Torres pararam no arqueiro alvinegro, e o Corinthians classificou-se para a decisão.

LEIA TAMBÉM: Há nove anos, Corinthians confirmava título Brasileiro contra o Palmeiras

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo