Z - Futebol Agência ENM

Há 9 anos, Ronaldinho Gaúcho era apresentado pelo Atlético-MG

Divulgação: Atlético-MG

No dia 4 de julho de 2012, Ronaldinho Gaúcho era apresentado pelo Atlético-MG. O jogador chegou ao clube sob certa desconfiança da torcida e da imprensa, após passagem conturbada pelo Flamengo, mas com incentivo do presidente Alexandre Kalil, do técnico Cuca e com o apoio da torcida atleticana, o craque recuperou seu melhor futebol e ajudou o Galo a conquistar um dos títulos mais importantes de sua história: a Libertadores de 2013.

— Quando a gente recebe muitas críticas, a gente acaba tendo uma vontade de dar a volta por cima, e eu chego ao Atlético-MG com essa vontade (…) a partir do momento que o presidente me olhou nos olhos e propôs a minha vinda para cá, senti confiança, firmeza, e isso foi fundamental para a minha vinda. Eu penso, na minha de cabeça, que chego para fazer o meu melhor. Eu almejo coisas boas e quero colocar a minha cabeça só para o lado positivo, disse Ronaldinho em sua apresentação ao clube.

Nas redes sociais, o Atlético-MG relembrou a chegada de Cuca. “Há 9 anos, o gênio da bola @10Ronaldinho chegava ao #Galo para abrir o sorriso da Massa novamente”, escreveu.

As condições

O jornalista Fred Ribeiro, do Globo Esporte, relembrou em seu perfil no Twitter a data e as condições estabelecidas no primeiro contrato de Ronaldinho com o Galo. Segundo ele, que cobre o Atlético-MG, foi definido um vínculo de seis meses, com um salário de R$ 300 mil. Ronaldinho também teve direito a 50% do lucro na venda de camisas do jogador, entre os períodos de 2012 e 2014.

A estreia e o primeiro gol

O debute do jogador com a camisa alvinegra aconteceu longe de Belo Horizonte, em junho de 2012. Diante do Palmeiras, o jogador estreou com as cores do Atlético, no Pacaembu, pelo Brasileirão. O Galo venceu por 1 a 0. Já o primeiro gol do “Bruxo” aconteceu no Independência, lugar que se tornou “casa” dos atleticanos. Foi no triunfo do Galo por 5 a 1, contra o Náutico, também pelo Brasileirão. A partida também marcou a estreia do jogador, vestindo a camisa do time mineiro, em Belo Horizonte.

Em 2012, Ronaldinho teve boas aparições no Campeonato Brasileiro, como nas duas partidas diante do Cruzeiro. A primeira, empatada em 2 a 2, e a segunda, 3 a 2 para o alvinegro. O Galo terminou a competição na segunda colocação, atrás do Fluminense.

O primeiro título

Ronaldinho levantou o seu primeiro título com o Atlético-MG em 2013: o Campeonato Mineiro. O jogador teve destaque nas duas partidas da decisão, diante do Cruzeiro (3 a 0 e 2 a 1). Inclusive, com um gol no segundo confronto. Mas a conquista mais importante daquele ano foi a Libertadores da América, inédita para o clube mineiro. Ronaldinho teve grande participação, principalmente nas partidas das oitavas de final, diante do São Paulo.

Na decisão da competição, no dia 24 de julho de 2013, ou seja, pouco mais de um ano da chegada do craque ao clube, o Galo venceu o Olímpia, no Mineirão, e ficou com o título.

Depois da Libertadores, Ronaldinho teve uma séria lesão na coxa, que previa tratamento de três meses, e foi dúvida para o Mundial de Clubes. Mas o jogador se recuperou e foi titular da equipe nas duas partidas disputadas no Marrocos. O Galo acabou perdendo na semifinal da competição, batido pelo Raja Casablanca. R10 anotou dois gols no torneio.

2014 e a despedida

Ronaldinho chegou ao clube para ficar por apenas seis meses. No entanto, as boas aparições e a identificação rápida com a torcida, que o abraçou, fizeram com que o craque ficasse por mais tempo em Belo Horizonte.

Para a temporada 2014, o Galo viu Cuca deixar o comando técnico e ser substituído por Paulo Autuori, que não conseguiu extrair bons jogos do Atlético-MG e o time acabou perdendo o título do Campeonato Mineiro e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores. Com os resultados, a diretoria atleticana optou por trocar o comando técnico e levou Levir Culpi para comandar o alvinegro.

O novo técnico retomou o bom futebol do Atlético-MG. Ronaldinho, contudo, passou a render menos e perdeu espaço no time. O jogador passou a ser substituído das partidas. O bom futebol do Galo se transformou em mais uma conquista: a Recopa Sul-Americana. Desta vez, a última do R10 com o clube. O Atlético-MG venceu o Lanús, da Argentina, por 4 a 3, no jogo de volta, e ficou com o título. Encerrava-se ali a trajetória de Ronaldinho no Atlético-MG.

Ao todo, o craque disputou 88 jogos e marcou 28 gols. No Atlético, ele vestiu as camisas 49 e 10.

Hyoran e Tchê Tchê não treinam e viram dúvidas para o confronto contra o Sport

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo