Seleção Brasileira

Há 90 anos, Seleção Brasileira vencia o primeiro jogo em Copas do Mundo

Foto: Divulgação

O retrospecto da Seleção Brasileira em Copas do Mundo é excelente. Só o Brasil disputou todas as 21 edições, é o maior campeão (cinco títulos), quem mais fez gols (229) e também quem mais venceu, com 73 triunfos. Tudo isso começou no Mundial de 1930, disputado no Uruguai. E foi num 20 de julho como este, há 90 anos, que Moderato, Preguinho e companhia abriram o caminho com a primeira vitória do futebol brasileiro na história das Copas. 

                 

O histórico Estádio Centenário, construído para a Copa de 1930, foi o palco da goleada por 4 a 0 do Brasil sobre a Bolívia. O regulamento da época previa que apenas um time de cada grupo avançava para a próxima fase e o escrete brasileiro chegou ao confronto já sem chances de classificação, pois a Iugoslávia havia assegurado a liderança. Mesmo assim, o triunfo brasileiro entraria de forma definitiva para a história dos Mundiais.

Quem olha apenas o resultado hoje não imagina a pressão por conta da derrota no primeiro jogo, diante da Iugoslávia. Por isso, o técnico Píndaro de Carvalho se viu obrigado a promover diversas modificações no time com relação ao duelo de estreia. Na meta, Joel deu lugar a Velloso. Brilhante deixou a equipe e Zé Luiz fez a dupla de zaga com Itália. O meio-campo foi mantido com Fausto, Hermógenes e Fernando, mas no ataque apenas o craque Preguinho ficou. Saíram Poly, Nilo, Teóphilo e Araken para as entradas de Benedicto, Russinho, Carvalho Leite e Moderato. O esquema tático foi mantido com o super ofensivo 2-3-5 e as modificações surtiram efeito.

Relatos da época dão conta de que os brasileiros envolveram e dominaram facilmente os bolivianos. Logo no primeiro tempo, aos 37 minutos, Moderato abriu o placar. Na etapa final, a Seleção voltou ainda melhor e ampliou com Preguinho, aos 22. Seis minutos mais tarde, Moderato apareceu novamente para marcar outro gol e, na marca dos 38, Preguinho fez o quarto para garantir a sua artilharia na equipe do Brasil, com três gols, e a primeira vitória do país em Copas do Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo