Futebol Internacional

Há cinco anos Johan Cruyff deixava o mundo do Futebol, eterno camisa 14 é dono de legados principalmente no Ajax e Barcelona

Foto: Divulgação Barcelona

No dia 24 de março de 2016, o holandês Johan Cruyff deixava o planeta do Futebol, o ex-jogador e também ex-treinador faleceu em decorrência de um câncer no pulmão. Cruyff pode ser considerado para sempre além dos fatores citados, uma pessoa que viveu para o esporte, era um pensador, filosofo, sempre carregou suas ideias tanto no Ajax, quanto no Barcelona e também tentou na Seleção Holandesa onde não teve oportunidade de estar no comando técnico. Como jogador era o líder e principal atleta do carrossel holandês, que assustou o mundo de forma positiva em 1974, quando foram vice campeões perdendo a decisão para a Alemanha. Ainda como atleta chegou a uma Espanha que na época comandada apenas pelos clubes de Madrid e mudou os rumos do Barcelona, tirando a equipe da fila de títulos e sendo campeão espanhol. Pelo Ajax, a historia é ainda mais incrível, venceu seis vezes a liga nacional e três vezes a Champions League, que na época tinha outro nome e formato.

                 

“Eu não sabia nada sobre Futebol antes de conhecer Cruyff”. São as palavras de Pep Guardiola, um dos maiores ou maior aluno do holandês. O espanhol era comandado pelo holandês quando o Barcelona venceu sua primeira Champions League em 1992. Johan era defensor do Futebol com toque de bola, todos os atletas deveriam saber o que fazer quando estivessem com a bola, ficou muito conhecido ainda na temporada de 1992 uma conversa que o então treinador teve com Tele Santana, treinador do São Paulo, antes do confronto do Mundial de Clubes, entre as equipes. Na conversa os técnicos pediam um jogo limpo, sem violência, Cruyff era admirador do trabalho de Santana, principalmente pelo Futebol jogado pela Seleção Brasileira em 1982. O tricolor do Morumbi venceu a decisão em brilhante partida por 2 a 1.

Para o holandês, o Futebol deveria ser ensinado para as crianças desde cedo, o holandês tinha a ideia de sempre mostrar as crianças os estilos de jogos que curtia, principalmente o jogo de posição, que hoje em dia é bastante comentado em nosso país, depois da chegada dos treinadores estrangeiros.

Juan Laporta que foi eleito novo presidente do Barcelona no inicio do mês, usava em sua campanha mascaras com o numero 14 em alusão a Cruyff, a chapa do dirigente também era da cor laranja para recordar o grande ídolo do clube.

“Cruyff fez mais pela beleza do jogo bonito que qualquer outra pessoa na história” – Gary Lineker

“Se quisesse, ele poderia ser o melhor em qualquer posição do campo” – Eric Cantona

“Ele foi um dos grandes jogadores de Futebol da história” – Bobby Charlton

“Cruyff não foi o melhor jogador do mundo de todos os tempos, foi Pelé. Mas certamente está entre os dez melhores e entre os dez mais importantes para o Futebol” – Tostão

Num momento onde as pessoas acreditam que Futebol é local para brincadeiras e que analisar e estudar seus atletas e adversários sejam coisas pequenas, uma pessoa que pensava o jogo como Cruyff faz uma falta imensa. Mas felizmente legados são feitos para serem seguidos e respeitados e nisso o Futebol tem excelentes pessoas fazendo.

+ Joan Laporta faz seu primeiro discurso oficial como presidente e fala de Messi: “você sabe que não pode sair”

+ Pep Guardiola fala sobre a temporada atual e as oportunidades de títulos

Para saber mais sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo