Futebol Internacional

Dossiê Solskjaer: Há exatos dois anos à frente do Manchester United, treinador coleciona altos e baixos

Foto: Clive Brunskill/Getty Images)

Às vésperas de um dos confrontos mais históricos do futebol inglês entre Manchester United e Leeds United, o técnico Ole Gunnar Solskjaer completa exatos dois anos no comando dos Red Devils neste sábado (19). Atualmente sob críticas quanto ao rendimento da equipe, o norueguês coleciona altos e baixos com o Manchester, e para lembrar momentos marcantes da trajetória do treinador no clube, o Esporte News Mundo preparou um especial com as variadas fases de Solskjaer.

Temporada 2018/19 – Um bombeiro chegava aos salões do Inferno

Solskjaer comanda United em sua estreia contra o Cardiff, dezembro de 2018 (Foto: Stu Forster/Getty Images)

O calendário marcava quarta-feira, dia 19 de dezembro de 2018. o lado vermelho da cidade de Manchester vivia uma crise que há muito não se experienciava. Um dia antes, o técnico José Mourinho havia sido demitido do cargo após alimentar uma crise técnica e de relacionamento no clube durante meses. Como se já não bastassem os problemas com Paul Pogba, que acabara de ser campeão mundial com a França, e o brasileiro Andreas Pereira, os Diabos Vermelhos tinham a pior campanha na Premier League em 28 anos. O estopim? Derrota acachapante para o maior rival, Liverpool, por 3 a 1. O placar não foi tão elástico quanto poderia. Os Reds finalizaram 36 vezes ao gol do United e saíram embalados para a disputa do título, que acabou ficando com o City.

Na sexta posição na tabela com apenas 26 pontos em 17 jogos, os executivos do clube sabiam que precisavam de um nome forte que pudesse recuperar o bom futebol do time e, principalmente, acalmar os ânimos no vestiário. À época, o nome do ex-jogador Michael Carrick chegou a ser especulado, mas quem assumiu a posição de treinador interino foi outro ex-jogador, igualmente marcado na galeria de ídolos do Manchester United: Ole Gunnar Solskjaer.

“Levo o Manchester United no coração e é brilhante retornar neste papel. Estou realmente ansioso para trabalhar com elenco muito talentoso que temos, a comissão e todos no clube”, afirmou o norueguês

Com uma longa passagem entre 1996 e 2007, o ex-atacante do United atuou em 366 partidas e fez 126 gols, dentre os quais, destaca-se o gol marcado na final da Liga dos Campeões de 1998/99, contra o Bayern de Munique, que selou o título da competição e a tríplice coroa daquela temporada.

Sem tanta experiência como treinador, mas com muita credibilidade no clube, Solskjaer engatou uma sequência que nem o mais otimista torcedor do United poderia imaginar: em 17 jogos, acumulou 14 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, que nem saiu tão cara no final. Após ter sido derrotado pelo PSG, no jogo de ida das oitavas da Champions, no Old Trafford, os Diabos Vermelhos buscaram uma virada heróica no Parque dos Príncipes, com direito a gol de pênalti nos acréscimos,

Ole Solskjaer foi efetivado no cargo no dia 28 de março de 2019 e assinou com o Manchester por três anos. Por méritos próprios, mesmo com uma queda de rendimento na reta final da temporada, mostrou que podia ser a solução para um clube órfão de ideias.

Veja os números do United de Solskjaer em 2018/19*:

PLFA UCLBig Six
Jogos21447
Saldo12V 4E 5D3V 1D1V 3D3V 2E 2D
Resultado6º lugarQuartas de finalQuartas de final

*Legendas no fim da matéria

Temporada 2019/20 – Aos trancos e barrancos

Jogadores celebram vitória contra o rival Manchester City em pleno Etihad (Foto: Griffiths/Getty Images)

Em mais uma temporada na qual Manchester City e Liverpool se descolavam dos demais times da Inglaterra, sonhar com o título da Premier League estava fora de cogitação para o United. O encanto com o trabalho de Ole Gunnar Solskjaer se perdia rodada a rodada e o time parecia ter voltado a mesmice dos últimos anos. Mas também pudera. As saídas de jogadores ofensivos como Romelu Lukaku, Alexis Sánchez, Ashley Young e Ander Herrera não foram repostas à altura. Pogba, isolado no meio-campo como um dos únicos articuladores do time, só teve motivos para sorrir após a contratação de Bruno Fernandes, em janeiro.

Gols, assistências, lançamentos, cobranças de falta e pênalti. Não havia nada que o português recém-chegado a Old Trafford não fosse capaz de fazer. Na Premier League, balançou as redes oito vezes e deu passe para outros sete gols, atuações que lhe renderam dois prêmios de Melhor Jogador do mês. Na Liga Europa, Bruno Fernandes reascendeu a chama da esperança por um título, mas em vão. O Manchester United acabou sendo eliminado pelo Sevilla, que viria a ser campeão do torneio ao derrotar a Inter de Milão na grande final.

Mesmo com a frustração de passar mais uma temporada em branco, os Red Devils tinham a terceira posição na tabela do campeonato e a vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões para se comemorar.

Veja os números do United de Solskjaer em 2019/20*:

PLFA EFLULBig Six
Jogos38651214
Saldo18V 12E 8D 4V 1E 1D4V 1D8V 2E 2D7V 3E 5D
Resultado3º lugarsemifinalsemifinalsemifinal
*Legendas no fim da matéria

Temporada 2020/21 – Sob efeitos da pandemia

(Foto: Michael Regan/Getty Images)

Não se pode negar os fatos, mas, ao mesmo tempo, seria injusto colocar a culpa da irregularidade do Manchester United no colo de Solskjaer. Afinal, qual time no mundo ainda não oscilou? Se algum aí aparecer, que atire a primeira pedra. Em um ano totalmente atípico, é natural que o rendimento das equipes não sustente uma partida inteira e que os jogadores, afetados diretamente pelas lesões e os efeitos da Covid-19, não entreguem todo potencial que carregam.

É preciso reconhecer, no entanto, que a responsabilidade para solução de problemas estruturais, táticos e anímicos é, em primeiro lugar, da diretoria, e, depois, do treinador. Levar 29 gols em 20 jogos na temporada, perder de goleada para o Tottenham em casa por 6 a 1 ou ser eliminado da UEFA Champions League na fase de grupos, com duas derrotas nas rodadas decisivas, não pode ser considerado normal para o Manchester United.

Em entrevista ao canal Sky Sports, Solskjaer afirmou que é um privilégio sofrer pressão por resultados melhores na temporada e garantiu que manterá seu estilo de jogo enquanto estiver no comando dos Diabos Vermelhos.

“Eu vou seguir jogando como sempre joguei, se alguém duvidar, vai duvidar, se não duvidar, não vai duvidar. Nós, como comissão técnica e como grupo de jogadores, acreditamos no que estamos fazendo (…) Nós temos a nossa crença. qualquer coisa que os outros pensem sobre mim ou sobre meu time não me importa. Se os times vierem a Old Trafford com mais ou menos respeito, será um jogo que teremos de encarar e performar ao máximo.”

Veja os números do United de Solskjaer em 2020/21*:

PLEFLUCLBig Six
jogos12264
Saldo7V 2E 3D2V3V 3D2E 2D
Resultado 6º lugar
(de momento)
Quartas de final
(de momento)
fase de grupos
*Legendas no fim da matéria

Com um jogo a menos em relação aos demais adversários acima na tabela, o United está na 6ª posição com 23 pontos, cinco a menos que o Liverpool, que lidera o Campeonato Inglês. Neste domingo, os Diabos Vermelhos recebem o Leeds United, pela 14ª rodada da Premier League, no Old Trafford, às 13h30.

*PL: Premier League / FA: Copa da Inglaterra / EFL: Copa da Liga Inglesa / UCL: Champions League / UL: Europa Leaue / Big Six: duelos entre os seis maiores clubes da Inglaterra / V: vitórias / E: empates / D: derrotas

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo