Corinthians

Há oito anos, Jadson e Pato marcavam antes de troca e Corinthians vencia o Majestoso com gol polêmico

Pato comemorando gol no Majestoso
Foto: Reprodução/TV Globo

No domingo de páscoa de 2013, Corinthians e São Paulo se enfrentaram pela 16ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. No final dos 90 minutos, o placar do Morumbi marcou 2 a 1 para o Timão, marcado por polêmica e o esforço de conseguir uma virada na casa do rival para sair com três pontos.

O Alvinegro paulista vinha embalado pelo 2012 de conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes e queria manter o bom momento, confirmado meses depois ao erguer a taça daquele Paulistão. Por outro lado, o Tricolor paulista também vinha de um título continental, a Copa Sul-Americana, e queria se impor em seu estádio contra o rival.

O Jogo

Às 16 horas, o árbitro Leandro Bizzio Marinho apitou, a bola começou a rolar no Majestoso e não demorou muito para o São Paulo inaugurar o marcador, logo aos 4 minutos de jogo. Osvaldo avançou pela ponta esquerda, rolou a bola na entrada da área, Jadson recebeu, tirou Fábio Santos da jogada e bateu cruzado para vencer Cássio.

O curioso é que, pouco menos de um ano depois, o camisa 10 são-paulino foi envolvido em uma troca com Alexandre Pato, que começou a partida no banco de reservas mas que também teve protagonismo mais à frente no duelo, e tornou-se ídolo da Fiel Torcida faturando títulos como os Brasileiros de 2015 e 2017, e o Tricampeonato paulista, em 2017, 2018 e 2019.

Depois do placar aberto, as duas equipes tiveram boas chances de ir às redes, fazendo um confronto bastante equilibrado na primeira etapa. Nessa disputa de oportunidades, o Corinthians acabou sendo mais oportunista e conseguiu empatar o jogo.

Emerson Sheik virou a bola da direita para a esquerda e encontrou Danilo com espaço. O camisa 20 entrou na área, limpou para a perna direita, que não era a preferencial, e acertou o ângulo esquerdo de Rogério Ceni. Tudo igual no Morumbi antes das equipes irem para os vestiários no intervalo.

No segundo tempo, por conta do sol forte e da tensão que todo clássico possui, o ritmo diminuiu e as chances de gol ficaram mais escassas, mas, aos 31 minutos, a oportunidade de ouro para vencer o Majestoso apareceu para o Timão.

O pênalti polêmico

Alexandre Pato, que, como citado anteriormente, foi vestir a camisa tricolor no ano seguinte, entrou no jogo no lugar de Guerrero na segunda etapa e foi um dos protagonistas no lance que decidiu a partida. Em bola mal atrasada por Rafael Tolói, Pato correu e chegou à frente de Rogério Ceni.

O camisa 7 alvinegro tocou a bola e, em seguida, chocou-se com o goleiro são-paulino. Leandro Marinho correu para área e marcou pênalti para o Corinthians, alegando que o goleiro havia acertado um chute no atacante.

De joelhos, literalmente, Ceni dizia ter sido solado por Pato, mas toda a reclamação foi em vão. Bola na marca da cal e quem sofreu pênalti se ajeitou para bater. Bola para o lado direito, goleiro para o lado esquerdo e, aos 37 minutos da etapa complementar, o Alvinegro paulista passou à frente no placar e encaminhou a vitória no Majestoso.

Porém, ainda houve chances para um empate do São Paulo. Em três lances, o Tricolor paulista parou uma vez em Gil e duas vezes em Cássio. Final de jogo no Morumbi e uma vitória de virada em um clássico na conta do Timão.

O Majestoso ainda voltou a acontecer cinco vezes em 2013. O Alvinegro paulista eliminou o rival, nas semifinais do Paulistão, nos pênaltis após empate em 0 a 0, venceu o Tricolor paulista duas vezes para faturar a Recopa Sul-Americana e manteve a invencibilidade no ano com duas igualdades sem gols pelo Brasileirão.

Ficha Técnica

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data: 31 de março de 2013, domingo

Horário: 16 horas (Horário de Brasília)

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)

Assistentes: Fabrício Porfirio de Moura (SP) e Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva (SP

Assistentes adicionais: Luiz Flávio de Oliveira (SP) e Marcelo Rogério (SP)

Cartões amarelos: Carleto, Ganso, Rogério Ceni (São Paulo). Alessandro, Emerson, Alexandre Pato (Corinthians)

Público: 20.930

Renda: R$ 708.080,00

GOLS: Jadson, aos 4 minutos do primeiro tempo (São Paulo). Danilo, aos 41 minutos do primeiro tempo. Alexandre Pato, aos 37 minutos do segundo tempo (Corinthians)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda (Douglas), Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Denilson (Wellington), Maicon (Wallyson), Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho (Edenilson); Emerson (Jorge Henrique) e Guerrero (Alexandre Pato). Técnico: Tite

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo