Paralimpíadas

Halterofilismo: João Maria França fica em sexto lugar na categoria até 49kg; atleta da Jordânia leva a medalha de ouro

Foto: World ParaPowerlifting / Twitter

A primeira final do halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi disputada na noite desta quinta-feira (26), no Fórum Internacional da capital japonesa. O brasileiro João Maria França terminou a competição em sexto lugar na categoria até 49kg. A medalha de ouro ficou com Omar Sami Qarada (Jordânia), a prata foi para Van Cong Le (Vietnã) e o bronze foi conquistado por Parvin Mammadov (Azerbaijão).

                 

PROVA DO BRASILEIRO

João França iniciou a final de forma segura: o brasileiro levantou 139kg sem dificuldades, em sua primeira tentativa. Apesar de terminar essa rodada na sexta colocação, os adversários acertaram seus levantamentos e abriram certa vantagem na disputa pelas medalhas.

Na segunda tentativa, João arriscou um pouco mais para buscar uma aproximação com os líderes da prova e se manter na briga por um lugar no pódio. Os atletas que estavam à frente de França mantiveram o 100% de aproveitamento, exceto o competidor turco Abdullah Kayapinar que não conseguiu levantar sua tentativa para 160kg e manteve como melhor marca, até aquele momento, os 150kg da primeira rodada. O brasileiro, no entanto, tinha como maior índice os 144kg.

Siga Ao Vivo os JOGOS PARALÍMPICOS no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Na última tentativa, João Maria foi para o tudo ou nada e subiu o peso para 157kg. Com a escolha, o competidor brasileiro procurava se manter na disputa pela medalha de bronze. João França não conseguiu levantar o peso na 3ª rodada e terminou sua participação nos Jogos Paralímpicos na sexta colocação.

DISPUTA ACIRRADA PELO OURO

De um lado o campeão paralímpico da modalidade na Rio 2016, o vietnamita Van Cong Le; do outro, o vice-campeão paralímpico há 5 anos, Omar Sami Qarada (Jordânia), pronto para dar o troco no adversário. Como era de se esperar, a disputa foi acirrada pela medalha de ouro.

Omar Qarada manteve a ponta durante toda a final, mas sabia que tinha pela frente um adversário difícil. Além de defender o título, Van Cong Le é o atual recordista mundial da categoria com 181kg, alcançado no Rio de Janeiro.

+ Daniel Dias conquista sua 25ª medalha paralímpica; relembre trajetória

Qarada fez como marcas na decisão 170kg (1ª tentiva), 172kg (2ª tentativa) e 173kg (3ª tentativa). Já Cong Le levantou 165kg e 170kg nas duas primeiras rodadas, respectivamente; e igualou a marca de 173kg do atleta da Jordânia. Por ter feito índices melhores nas tentativas iniciais, Omar Qarada conquistou a medalha de ouro e Van Cong Le ficou com a prata. Para fechar o pódio, Parvin Mammadov (Azerbaijão) ganhou o bronze com a marca de 156kg.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º: Omar Sami Qarada (Jordânia) – 173kg

2º: Van Cong Le (Vietnã) – 173kg

3º: Parvin Mammadov (Azerbaijão) – 156kg

4º: Yakubu Adesokan (Nigéria) – 155kg

5º: Abdullah Kayapinar (Turquia) – 150kg

6º: João Maria França (Brasil) – 144kg

7º: Ahmed Hadj Beyour (Argélia) – 143kg

8º: Slawomir Szymanski (Polônia) – 136kg 9º: Hiroshi Miura (Japão) – 127kg

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo