Automobilismo

Hamilton bate recorde e conquista a 92ª vitória na carreira em corrida muito agitada no GP de Portugal

(Photo by Peter Fox/Getty Images)

Histórico! Lewis Hamilton bateu o recorde de Michael Schumacher e conquistou a vitória de número 92 na carreira, sendo a 8ª no ano, em 12 corridas. Companheiro de equipe, Valtteri Bottas confirmou a 4ª dobradinha da Mercedes na temporada e Max Verstappen, da Red Bull Racing fechou o pódio, pela 3ª vez em 2020. E, apesar dos diversos problemas alegados por parte dos pilotos e das equipes ao longo do final de semana do Grande Prêmio de Portugal, em Portimão, pelo fato de ser um circuito “desconhecido”, a corrida neste domingo (25) foi talvez uma das melhores do ano, com inúmeras ultrapassagens e uma largada completamente atípica.

+ Hamilton brilha e Leclerc surpreende no Treino Classificatório do GP de Portugal, em Portimão

Largada intensa e emocionante!

Logo na primeira reta, Max Verstappen, da RBR, que largou em 3º, conseguiu a 2ª posição de Valtteri Bottas, da Mercedes. No entanto, o finlandês recuperou a posição e, com isso, Sergio Pérez, da Racing Point, partiu para o ataque contra o holandês. O mexicano acabou rodando após se chocar com a Red Bull e caiu para a última colocação.

E quem se deu muito bem com esse enrosco, foram as duas McLaren. Lando Norris pulou de 8º para 4º e Carlos Sainz de 7º para 2º, após Lewis Hamilton, também da Mercedes, ter problemas com a aderência dos pneus, caindo para 3º. Na mesma volta, o espanhol ainda passou Bottas e assumiu a liderança, porém acabou sendo ultrapassado pelas duas Mercedes e pela Red Bull de Verstappen poucas voltas depois.

Vale o destaque para Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, que fez uma excelente largada, talvez o piloto que se deu melhor neste início de prova. Ele saiu da 16ª posição, para uma brilhante 6ª colocação.

Quem não largou muito bem, foi Charles Leclerc, da Ferrari. Após conseguir largar em um ótimo 4º lugar, o monegasco caiu para 8º. Contudo, ele logo conseguiu recuperar a posição. Alexander Albon, da Red Bull Racing, também não largou bem e caiu da 6ª posição para fora dos 10 primeiros.

Mais uma Racing Point rodando

A exemplo de Sergio Pérez, que rodou na largada e caiu para a última posição, dessa vez foi a hora de seu companheiro de equipe rodar. Lance Stroll tentava atacar Lando Norris, da McLaren, na volta 18 e se chocou com o jovem piloto, danificando a asa dianteira de seu carro. E, para piorar a situação, o canadense foi julgado como culpado pela FIA e levou uma punição de 5s. Vale lembrar que Stroll também havia se chocado com Verstappen nos Treinos Livres de sexta-feira (23) e ele sequer passou para o Q3 no Treino Classificatório de sábado (24), ou seja, um final de semana para se esquecer.

Se já não estivesse boa a situação do jovem piloto canadense, o cenário piorou ainda mais. Na volta 53, Stroll teve que abandonar a corrida, muito em função do choque com Norris. Todavia, ele vem fazendo uma boa temporada, está em 9º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, com 57 pontos e já tem um pódio, o fatídico 3º lugar no GP de Toscana.

Hamilton chegou!

Lewis Hamilton não largou bem, devido ao problema com seus pneus médios e acabou caindo para 3º. Desse modo, ele viu seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, assumir a ponta e abrir certa vantagem lá na frente. Após passar Sainz, o hexacampeão mundial partiu em busca da liderança. Em poucas voltas, o piloto inglês tirou cerca de 1,5s e chegou no finlandês, que não ofereceu resistência e, na volta 20, Hamilton fez a ultrapassagem na reta, com a asa aberta. E, com isso, o piloto do carro 44 fez a volta mais rápida e começou a abrir segundos em relação ao seu companheiro de equipe.

Show de disputas no pelotão intermediário

Embora as quatro primeiras posições não terem sofrido muitas alterações ao longo da corrida, houveram intensas disputas no pelotão do meio. Diversos pilotos figuraram entre os 10 primeiros colocados, principalmente por conta das muitas ultrapassagens e estratégias das equipes.

A respeito disso, quatro pilotos merecem certa evidência em meio à essas batalhas por posições. O primeiro é Sebastian Vettel, da Ferrari, que largou em 15º e conseguiu pontuar, terminando em 10º, mesmo sendo muito contestado e com a escuderia italiana abaixo do esperado. Outro piloto é Esteban Ocon, da Renault, sequer passou para o Q3, e acabou largando em 11º. Ele fez sua primeira parada para trocar pneus apenas na 54ª volta e terminou em 8º, à frente de seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo. Pierre Gasly também merece ser ressaltado, o francês da Alpha Tauri vem fazendo uma excelente temporada, inclusive com uma vitória na Itália. Após largar em 9º, ele foi escalando o pelotão e conseguiu terminar em 5º.

E, por último, com uma brilhante corrida de recuperação, Sergio Pérez, da Racing Point deve ser destacado. Depois de rodar na largada e cair para a última posição, o mexicano que se despede da escuderia de Lawrence Stroll e ainda não tem equipe para 2021, ficou na 7ª colocação. Isso lhe rendeu o prêmio de piloto do dia, escolhido pelos fãs da F1.

CONFIRA O GRID FINAL DA CORRIDA

Reprodução/ Twitter Oficial F1

A Fórmula 1 retorna já na próxima semana (30, 31 e 01) para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, no Autródomo Enzo e Dino Ferrari. Este será o retorno do lendário circuito de Ímola, na Itália.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo