Automobilismo

‘Melhor companheiro que já tive’, diz Hamilton após saída de Bottas

Valtteri Bottas deixa Mercedes após cinco anos.

Foto: Divulgação/Lewis Hamilton

A Alfa Romeo anunciou nesta segunda-feira (6) que Valtteri Bottas será piloto da equipe na próxima temporada. O número 77 do grid sairá da Mercedes para repor a vaga de Kimi Raikkonen, com sua aposentadoria já anunciada.

Hamilton e Bottas (Divulgação/Lewis Hamilton)
Divulgação/Lewis Hamilton

Após a divulgação do acordo de Bottas com a equipe italiana, seu parceiro, Lewis Hamilton, agradeceu por todos os anos em que foram companheiros de equipe na Mercedes:

— Estou imensamente orgulhoso de ter trabalhado ao lado de Valtteri [Bottas] durante os últimos cinco anos. Juntos, fomos parte de um time que conquistou quatro títulos do Campeonato de Construtores, e motivamos uns aos outros para continuar tentando durante os altos e baixos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Bottas foi o quinto parceiro de Lewis Hamilton em sua carreira na Fórmula 1. Em seu ano de estreia na McLaren era o bicampeão Fernando Alonso, num ano em que ambos os pilotos ficaram a um ponto de Kimi Raikkonen na luta pelo título. 

Hamilton e Bottas (Divulgação/Lewis Hamilton)
Divulgação/Lewis Hamilton

Na primeira temporada como campeão, em 2008, fez parceria com Heikki Kovalainen, que abriria espaço para a chegada de Jenson Button em 2010. Já em 2013, em seu início com a Mercedes, ficou quatro anos com Nico Rosberg de companheiro, dupla que daria três títulos para a equipe alemã.

Depois do título e da aposentadoria de Nico Rosberg em 2016, Valtteri Bottas sai da Williams para ser parceiro de Hamilton na Mercedes, onde dominariam o campeonato até hoje, e Lewis destacou:

— Você [Bottas] foi o melhor companheiro de equipe que tive o prazer de trabalhar junto. Sua velocidade e resiliência foram impressionantes, mas onde você mais se destaca para mim é como o ser humano e cavalheiro que você é. Você é maior do que você pensa e sei que tem um futuro brilhante à sua frente.

A chegada de Bottas na Alfa Romeo é o começo das negociações nesse meio de temporada. A reposição mais provável do finlandês na Mercedes é George Russell, da Williams, que é piloto Mercedes e já dirigiu pela equipe no Bahrein, quando Hamilton estava com COVID-19.

Hamilton e George Russell/Divulgação MercedesAMGF1
Divulgação/MercedesAMGF1

Ainda assim, o número 77 do grid continuará com a Mercedes até o fim do ano, e como disse Hamilton, “vamos terminar fortes conseguindo a oitava para o time”. Atualmente, a equipe alemã tem 12 pontos de vantagem para a Red Bull, principal rival na disputa pelo Campeonato de Construtores. Até o momento, restam nove corridas no calendário, sendo Monza no próximo fim de semana.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo