Automobilismo

Lewis Hamilton renova com a Mercedes por mais um ano e encerra mistério

Hamilton-Renova
Divulgação / Twitter Mercedes

Com mais emoção do que o esperado, o heptacampeão Lewis Hamilton confirmou a renovação do seu contrato com a Mercedes. O vínculo com a equipe alemã na F1 agora vai até o final de 2021.

“Estou ansioso para começar minha nona temporada com meus companheiros de Mercedes”, disse Hamilton em comunicado emitido pela equipe. “Nosso time conquistou coisas incríveis juntos e estamos olhando para o futuro para continuar a construir nosso sucesso e ir ainda mais longe, enquanto procuramos melhorar, dentro e fora das pistas”.

Hamilton promete continuar utilizando a visibilidade da Fórmula 1 para discutir questões sociais como o racismo e a inclusão no esporte. Os temas foram abordados pelo piloto durante a temporada de 2020 em camisetas e declarações contundentes nas corridas. A criação de uma fundação para dar suporte a essas lutas foi uma das exigências do contrato. De acordo com Hamilton, o apoio da equipe foi crucial para que o protesto fosse de fato ouvido.

— Igualmente, estou determinado a continuar a jornada que começamos para fazer o esporte a motor mais diverso para as futuras gerações e sou grato pela Mercedes ter apoiado ao extremo meus pedidos sobre o tema. Estou orgulhoso de afirmar que vamos levar esse esforço ainda mais longe neste ano, lançando uma fundação dedicada à diversidade e inclusão no esporte. Estou inspirado pelo que podemos construir juntos e mal posso esperar para voltar para as pistas em março.

(Divulgação / Twitter Mercedes)

A renovação era esperada, mas demorou para ser oficializada. Em 18 de janeiro, o piloto afirmou em seu perfil no Twitter que “muitas peças estavam se mexendo” e que ainda havia “muito trabalho acontecendo nos bastidores”, o que demonstra que a negociação não foi tranquila.

— Juntos, decidimos estender nossa relação esportiva e começar um projeto de longa duração para dar o próximo passo em compartilhar nosso comprometimento em aumentar a diversidade dentro do nosso esporte. O recorde competitivo de Lewis está entre os melhores que o mundo esporte já viu, e ele é um valioso embaixador da nossa marca e dos nosso parceiros — declarou Toto Wolff, chefão e acionista da Mercedes, também no comunicado oficial.

Em resposta a um torcedor no Twitter, a Mercedes afirma, ainda, que as duas partes querem ter opções para 2022. “Sim, um ano de contrato é o correto. Tanto o time quanto Lewis querem flexibilidade de ter um ano de contrato, ao mesmo tempo que estamos ansiosos para focar em 2021”.

O companheiro de equipe continua sendo o finlandês Valtteri Bottas, que garantiu ainda em agosto do ano passado o cobiçado assento para 2021. Dessa forma, os contratos de Lewis, Bottas e George Russell, da Williams (que pilotou a Mercedes em 2020, quando Hamilton contraiu a covid-19), terminam no final desta temporada.

EM BUSCA DE MAIS UM RECORDE

O piloto inglês de 36 anos está na equipe de Brackley desde 2013 e nesse período viveu seu auge na F1, conquistando os mundiais de 2014, 2015, 2017, 2018, 2010 e 2020 (o outro título foi conquistado em 2008, pela McLaren).

O nome de Lewis Hamilton já está gravado na história da Fórmula 1. Com 95 vitórias, ele é o maior vencedor da categoria, deixando para trás, em 2020, o até então “imbatível” recorde de Michael Schumacher.

Os dois pilotos então empatados com sete títulos conquistados. Com a renovação, Hamilton tem grandes possibilidades de superar mais essa marca.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo