Automobilismo

Lewis Hamilton vence a centésima da carreira; Verstappen é segundo

Hamilton chegou à centésima vitória e virou líder da Fórmula 1.

Foto: Divulgação / F1

100 vezes Lewis Hamilton! Na corrida de Sochi deste domingo (26), o heptacampeão da Fórmula 1 venceu sua centésima corrida do ano, num GP com muitas emoções nas últimas voltas. O pódio ainda teve Max Verstappen, que largou em último, e Carlos Sainz.

                 
Foto: Divulgação / Mercedes F1

Lando Norris teve sua primeira pole na Fórmula 1, mas não conseguiu manter a liderança. Seu antigo parceiro de equipe, Carlos Sainz, assumiu a primeira posição. Outro piloto que não teve tanto sucesso na largada foi Lewis Hamilton. Saindo de quarto lugar, o britânico perdeu o ritmo nas primeiras curvas e foi parar em sétimo no início.

Foto: Divulgação / Red Bull Racing

Enquanto o número 44 do grid tentava tirar a diferença pros líderes Norris e Sainz, Max Verstappen e Charles Leclerc escalavam rapidamente o pelotão. Com um ritmo bom mesmo nos pneus duros, a dupla que largou nas últimas posições pela punição de troca das unidas de potência, em cerca de 15 voltas já estava no top 10.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Após as diversas paradas, com a maioria dos pilotos saindo dos pneus médios para os duros, com algumas exceções (como Max e Leclerc), a disputa pela primeira posição estava bem definida. A McLaren teve problemas no pit stop de Ricciardo, o que tirou o australiano da luta. Num ritmo muito acima do resto do grid, os compatriotas Lewis Hamilton e Lando Norris se distanciaram para uma luta direta pela vitória. Lewis tentava a centésima, Lando, a primeira.

Hamilton perseguiu Norris durante a corrida (Foto: Divulgação / Twitter @F1)
Foto: Divulgação / Twitter @F1

Mesmo que numa corrida de recuperação, a pontuação de Sochi para Verstappen era importantíssima. O holandês entrou no fim de semana com cinco pontos de vantagem para o rival Hamilton. Largando em último, a tentativa inicial era de contenção de danos pro resto do campeonato, num circuito onde os motores Mercedes estavam demonstrando força (mesmo nas Williams e McLarens).

Faltando cerca de 10 voltas pro fim, chegou a chuva. Norris e Hamilton estavam sozinhos na briga pela liderança, com uma distância de mais de 30 segundos pro terceiro colocado, Max Verstappen. Numa disputa de estratégias, Norris optou por manter a liderança na pista, mesmo com avisos sobre a chuva. Na volta 49, Hamilton fez a troca para pneus intermediários, e a aderência da pista já não existia.

 Chuva tirou a estabilidade de Norris (Foto: Divulgação / Twitter @F1)
Foto: Divulgação / Twitter @F1

Em pneus lisos duros, Norris lutou com o carro durante as voltas seguintes. A pista ficou bastante molhada, diversos pilotos perdiam o controle, alguns chegaram a girar, e o britânico da McLaren teve uma sequência de erros.

Lewis Hamilton recuperou rapidamente o tempo perdido pela parada e passou o compatriota duas voltas depois. A tentativa de Norris de lutar com o carro nas últimas voltas se dissolveu na chuva. O número 4 do grid fez a troca para intermediários, e acabou a corrida em oitavo. Enquanto isso, Max Verstappen se aproveitou dessa batalha de estratégias, mudou junto com o pelotão para intermediários, e conquistou um surpreendente segundo lugar.

Foto: Divulgação / Red Bull Racing

Com os resultados, Lewis Hamilton venceu sua centésima corrida na Fórmula 1, virou líder do campeonato mundial e abriu dois pontos para Max Verstappen. A disputa pelo título da temporada da Fórmula 1 continua em Istanbul, na Turquia. A classificação está marcada para o dia 9 de outubro, no sábado, às 9h. Já a corrida é no domingo, 10, também às 9h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo