Futebol Internacional

HISTÓRICO: Em 7 minutos, Empoli vira e volta a vencer no Italiano

Histórico, emocionante, inesperado, são esses os adjetivos mais sinceros que podemos usar para o jogo que aconteceu no Arena Castellani. Após 16 partidas pela Série A Tim, o Empoli voltou a vencer, após derrotar o Napoli por 3×2 em uma virada impressionante. A equipe acreditou até o fim que era possível virar, principalmente depois do erro bizarro de Alex Meret no segundo gol. Festa em Empoli, e um choque de realidade em Nápoles.

Primeiro tempo disputado e calculado

O lance inicial da partida foi um cartão amarelo para Bandinelli, do Empoli, aos 4′, o meia porém não se sentiu inibido para fazer outras faltas. Aos 13′ Luperto ficou caído, após uma disputa de bola com Osimhen. Os primeiros lances do jogo foram de faltas, amarelo e indícios de uma partida truncada.

Porém, ambos os time jogaram com as linhas altas a maior parte do primeiro tempo, sendo a do Napoli mais eficiente, forçando o erro do Empoli. O lançamento em profundidade foi a solução encontrada pelas equipes para espaçar as linhas e trabalhar a bola.

Até metade do primeiro tempo o Empoli se defendia mais que atacava, embora alcançasse bolas longas e perigosas, foi a única arma ofensiva da equipe azzurri diante da marcação perfeita do Napoli. O time treinado por Andreazzoli montava uma linha de 4 seguida por duas linhas de três, bem definidas no esquema tático e no jogo.

A marcação quase que perfeita da equipe da casa, dificultou a troca de passes em velocidade dos três principais jogadores do time napolitano, Insigne, Lozano e Mertens, e Oshimen ficou em dado momento isolado. Aos 21′ Zonoli foi amarelado, equilibrando os cartões.

Aos 38′ Lozano finalizou errado. Verre, do Empoli, ficou cara a cara com Meret, mas o goleiro napolitano foi mais esperto e se antecipou ao jogador. O jogo do Empoli passa muito pelo pé do lateral esquerdo Stojanovic, que aos 39′ saiu carregando a bola de área em área sem ser impedido, o cruzamento foi desperdiçado por Pinamonti.

Aos 44′, a bola puniu quem perdeu gols. Mertens se infiltrou na zaga do Empoli e após uma bola rasteira lançada da lateral por Lozano, ele chuta de forma certeira no gol de Vicario. Empoli sai em desvantagem, gol do Napoli.

Etapa final com gols, substituições e um final espetacular

Photo by Gabriele Maltinti\Getty Images

Na segunda etapa, o Napoli abriu as substituições tirando o pendurado Zanoli e colocando Malcuit em seu lugar, logo em seguida, Insigne ampliou após um bom lançamento de Anguissa. Um segundo tempo mais movimentado, o Napoli abriu mão do controle do jogo para arriscar nos contra-ataques.

Andreazzoli saca Parisi e Bandinelli, e põe Cacace e Henderson nos seus lugares aos 61′, e aos 66′ tenta dar gás novamente a sua equipe com Bajrami e Di Francesco nos lugares de Verre e Cutrone. O Empoli passa a tentar os chutes de média a longa distância, as duas linhas defensivas do Napoli, juntas, não permitem espaços entre si.

As trocas seguiram picotando o jogo, Zielinski entrou no lugar de Lozano, que foi o melhor em campo do Napoli, e Stulac veio pra jogo no lugar de Asllani que sentiu o pé na equipe mandante. Até os 30 minutos do segundo tempo, 75′, o jogo somava 15 faltas, 11 do Empoli e 4 do Napoli. Aos 76′ Insigne desperdiçou uma chance clara de gol, em jogada de velocidade provocada por Oshimhen.

7 minutos para voltar a vencer

Photo by Gabriele Maltinti/Getty Images

Se tivéssemos que escrever um filme sobre esse jogo, o título seria ‘sete minutos para voltar a vencer’. Após 16 jogos sem vitórias na Série A e no meio da tabela, o Empoli descontou aos 80′ com Henderson que aproveitou uma bola espirrada na defesa.

Aos 83, Pinamonti decidiu fazer pressão em Meret. Até aquele momento, o Empoli tentava sair jogando mas via seu poder ofensivo ser abafado pelas duas linhas de quatro napolitanas. Pinamonti foi feliz, Meret fez um erro bizarro e deu um empate a equipe da casa.

Visivelmente abalados por terem sofrido um empate em uma partida praticamente decidida, o Napoli abriu mão de sua rigidez tática e colocou os 10 jogadores no campo do Empoli para tentar pressionar. Entre bolas levantadas na área sem sucesso, um contra-ataque fulminante puxado por Stojanovic, que acionou Bajrami. Ele fez um lançamento digno de cinema e encontrou Pinamonti na segunda trave, que se lançou na bola e pôs fim a seca de vitórias dos azzurri.

Entre camisas jogadas para o alto e o grito da torcida, que se encolheu por conta da chuva, o Empoli terá uma noite feliz na Itália em seu 14º lugar , seu próximo jogo será contra o Torino, em casa, no domingo, dia 1. Já o Napoli, que teve um choque de realidade e terá que torcer por tropeços de Inter e Milan, enfrentará o Sassuolo no sábado, dia 30, Spalletti terá que dar ótimas explicações para o tropeço de hoje.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo