Basquete

Hoje não! Veja as equipes que decepcionaram na temporada regular do NBB 2020/21

Foto: Matheus Maranhão/Brasília Basquete

A temporada regular do NBB chegou ao fim e foram definidos os 12 classificados para a próxima fase que começa na próxima quarta-feira (21). Entretanto, durante a primeira fase, tivemos os destaques negativos da competição, equipes que foram abaixo do esperado e que decepcionaram na competição.

Vamos falar um pouco das quatros equipes não-classificadas para os playoffs, sobre a temporada ruim e quais foram os pontos positivos para serem explorados no próximo ano. Entre eles, o lanterna da competição, Brasília Basquete, o vice-lanterna Campo Mourão, o 14º colocado Cerrado Basquete e o 13º lugar E.C Pinheiros.

E.C Pinheiros

Um dos principais destaques negativos do NBB, o Pinheiros, que desde o início sinalizou que teria uma temporada complicada, mas mesmo assim chama atenção pela campanha ruim. A equipe paulista saiu de uma campanha de 55,5% de 15 vitórias e 12 derrotas, para ter 26% com apenas 8 vitórias e 22 derrotas, sendo a 4ª pior campanha da liga. Durante a temporada, o time paulista teve um período de 11 derrotas consecutivas, ficando mais de dois meses sem vencer uma partida.

Foto: Divulgação/NBB

Mesmo em uma temporada ruim, o Pinheiros mostrou saltos de bom desempenho. O destaque da jovem equipe é o armador Gabriel de apenas 19 anos. Na partida de despedida da temporada diante do vice lanterna, Campo Mourão, o jogador entregou 26 pontos e 5 assistências e surge como uma esperança para o clube que vive uma reconstrução. O armador terminou a temporada como líder de pontos com 11.8 por jogo e de assistências com 3.8, ao lado do veterano Teichmann que liderou em rebotes, com 8.8 por jogo. Ambos mantém a esperança para o time na próxima temporada.

Cerrado Basquete

Estreante no NBB, a equipe da capital do Brasil não teve um bom pontapé na liga. Os times novatos mostram mais dificuldade, fato normal ao chegar em uma liga de maior poder financeiro e técnico. Na atual temporada, o Cerrado teve a 3ª pior campanha, com sete vitórias e 23 derrotas, tendo 23% de aproveitamento na competição.

A equipe teve um bom mês de janeiro, conseguindo após a virada do ano quatro vitórias em seis jogos, vencendo adversários diretos como o Campo Mourão Basquete, o rival de cidade, Brasília Basquete, e o Pato. A boa fase continuou no início de fevereiro, quando venceu mais dois duelos, inclusive a UniFacisa, time de 9ª melhor campanha, que estará nos playoffs, chegando a sequência de seis vitórias em nove jogos. Mas após o momento positivo, o Cerrado só teve derrotas, fechando a temporada regular sem vitórias desde então, com nove derrotas seguidas.

Os destaques da equipe na temporada foram o ala-armador, Jon Fuller, com médias de 15.2 pontos por jogo, 4.2 rebotes e 3.2 assistências. Além dele, Coelho com 12.5 pontos e 4.6 assistências por jogo e também o ala Nicholas Wiggins teve 13.7 pontos por jogo de média.

Campo Mourão Basquete

Um dos representantes do Estado do Paraná, o Campo Mourão Basquete retornou nesta temporada à elite do basquete nacional e não obteve um ano positivo, terminando com apenas seis vitórias, 24 derrotas e 20% de aproveitamento e não encantou no NBB. A expectativa é para que a equipe com mais tempo e planejamento volte melhor na temporada 2021/22.

O estadunidense Anton Emanuel Cook, foi um dos destaques da equipe na temporada, com média de 18.7 pontos por partidas. O jogador de 25 anos foi o segundo melhor em estatísticas na bola de 3 pontos da liga e segue sendo a esperança da equipe paranaense. Inclusive em uma das melhores partidas da equipe da temporada, no penúltimo duelo, Cook entregou 34 pontos na vitória por 84 x 83, inclusive decidindo com uma bola de 3 pontos no momento final do duelo.

A equipe mostrou muita dificuldade na defesa e mesmo com talentos ofensivos, os resultados ruins predominaram durante a temporada. A equipe até teve uma sequência de três vitórias seguidas, contra Caxias, Brasília e Mogi, alcançando naquele momento quase 40% na temporada, mas logo em sequência a equipe ficou três meses sem vencer, ficando com 15 derrotas seguidas.

Brasília Basquete

Donos da pior campanha da temporada regular do NBB, o Brasília Basquete espera ter uma próxima temporada com mais vitórias, já que foram apenas cinco triunfos em 30 confrontos pela liga, tendo o aproveitamento de 16,6%. O clube herdou uma importante história, a dos Lobos Brasília, que foi quatro vezes campeão do NBB, fato que fez a cidade entrar cada vez mais no radar do basquete. Entretanto, o Brasília vive uma queda de rendimento a cada temporada. Em 2018/19, a equipe chegou até os playoffs da competição com dez vitórias na temporada regular. No ano passado, a campanha foi ruim, com apenas oito vitórias e 16 derrotas, ficando na 13ª posição e nesse ano se superou, com apenas cinco vitórias.

A única equipe que não derrotou o Brasília foi o Pinheiros, já que o clube da capital venceu os dois duelos contra a equipe paulista. Os destaques positivos do time na temporada foram Samuel Yeager, com médias de 18.9 pontos, 5.1 rebotes e 3.6 assistências por jogo. Além do ala-pivô Diego, que entregou 12.2 pontos por jogo e 6.6 rebotes. Um exemplo do ano ruim da equipe, é que o Brasília foi a única agremiação da competição que não conseguiu vencer dois jogos seguidos no NBB.

Foto: Matheus Maranhão/Brasília Basquete

Os playoffs começam amanhã, quarta-feira (21), com a fase de oitavas de finais. Disputam as equipes de 5ª melhor campanha até o 12º lugar. Vale lembrar que as quatro melhores equipes, Flamengo, Minas, São Paulo e Paulistano, já começam na próxima fase. Veja os próximos duelos: Caxias x Bauru, Unifacisa x Mogi, Fortaleza x Franca e Pato x Corinthians.

Para saber tudo sobre o NBB, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo