Futebol Internacional

Holanda vence mais uma e se garante na próxima fase da Eurocopa

FOTO: DIVULGAÇÃO / EUROCOPA

A Johan Cruijff Arena, em Amsterdã, recebeu, nesta quinta-feira (17), o confronto entre Holanda e Áustria. As duas equipes, que saíram vitoriosas na primeira rodada do grupo C da Eurocopa, jogavam por outro resultado positivo para carimbar a classificação à próxima fase da competição. Mais forte e empurrada por sua torcida, os holandeses acabaram levando a melhor e venceram por 2 a 0, com gols marcados por Memphis Depay e Dumfries.

Após um grande jogo na primeira rodada, apesar do resultado apertado diante da Ucrânia (3 a 2), o técnico Frank De Boer manteve boa parte da escalação que saiu vitoriosa na estreia. A única mudança foi o retorno de De Ligt ao sistema defensivo. Por conta de um problema na coxa, o jogador ficou fora diante da Ucrânia. Pelo lado da Áustria, a grande ausência foi Marko Arnautovic, suspenso por uma comemoração considerada racista.

Atuando em casa, os holandeses partiram logo para cima da Áustria, que buscava se defender e sair em ligações diretas para encontrar Sabitzer. Logo aos sete minutos, o zagueirão De Vrij foi lançado pela direita, tentou passar pela marcação, mas se jogou na área. Na sequência, a bola caiu com Drumfries, que foi derrubado por Alaba. Na revisão pelo VAR, o árbitro Orel Grinfeld marcou pênalti. Depay bateu firme no canto direito e abriu o placar: Holanda 1 a 0.

Aos 12 minutos, Depay recebeu na entrada da grande área, bateu firme, mas o chute pegou na marcação. Três minutos depois, van Aanholt tentou o cruzamento, mas parou na defesa de Bachmann. A seleção holandesa voltaria a levar perigo aos 23, quando Depay foi lançado pelo meio e finalizou forte, mas mandou na rede pelo lado de fora. A primeira chegada austríaca foi aos 27, quando Baumgartner chutou forte e De Ligt salvou de cabeça.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O ímpeto inicial da Holanda caiu ao longo do primeiro tempo, enquanto a Áustria também não chegava com perigo. Desta maneira, o ritmo de jogo foi caindo e a chance de mais um gol veio apenas aos 34, quando Hinteregger arriscou de muito longe, mas mandou por cima. Aos 39, Van Aanholt fez belo lançamento para Weghorst pela direita, o atacante invadiu a área e rolou para Depay, que finalizou e jogou por cima, perdendo uma grande chance de ampliar. Sem mais chances, assim terminou o primeiro tempo.

Com alterações na equipe, Holanda completa vitória

FOTO: DIVULGAÇÃO / EUROCOPA

Na volta para o segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações e, assim como na primeira etapa, a Holanda iniciou melhor, buscando ampliar o placar. Logo com três minutos, Wijnauldum recebeu na entrada da área e tentou o chute, mas acertou na marcação adversária. A resposta austríaca veio apenas aos 12, quando Sabitzer tentou um chute de fora da área, mas De Ligt acabou salvando.

Até que aos 15 minutos, a seleção holandesa perdeu outra chance inacreditável. Em cobrança de escanteio de Depay pela direita, Weghorst desviou, De Ligt finalizou, mas o goleiro Bachmann fez boa defesa, no rebote, o zagueiro da Holanda tentou novamente, mas a bola desviou e saiu. No lance seguinte, De Roon tentou de fora da área, mas mandou pela linha de fundo.

As equipes então resolveram fazer alterações: entraram Kalajdzic e Grillitsch na Áustria, para as saídas de Gregoritsch e Laimer. Na Holanda, Aké, Wijndal e Malen substituíram Blind, Van Aanholt e Weghorst, respectivamente. Aos 21, Malen, que havia acabado de entrar, foi lançado em velocidade pela esquerda, ficou frente a frente com o goleiro austríaco, mas rolou de lado para Dumfries chegar batendo firme e ampliar: Holanda 2 a 0.

A Áustria tentou uma resposta aos 23, quando Hinteregger cabeceou firme, mas mandou por cima. Dois minutos depois, Lazaro, que havia entrado no lugar de Baumgartner, cobrou escanteio da direita, Kalajdzic cabeceou e mandou pra fora. Na Holanda, Gravenberch entrou na vaga de De Roon. Com o jogo praticamente resolvido, os holandeses passaram a valorizar um pouco mais a posse de bola e se defendiam em busca de opções para sair em ataque rápido. Enquanto isso, os austríacos não tinham forças para furar a defesa holandesa.

Aos 35, Alaba arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave de Stekelenburg. Os holandeses aproveitaram então para mexer na equipe com a entrada de Luuk de Jong no lugar de Depay. Na Áustria, Lienhart e Onisiwo substituíram Dragovic e Xaver Schlager. Em seu primeiro lance no jogo, Onisiwo recebeu lançamento de Kalajdzic, cabeceou firme, mas parou na defesa de Stekelenburg. Os austríacos ainda tentaram uma pressão até o final, mas não conseguiram marcar.

Com a vitória, a seleção da Holanda chegou aos seis pontos e garantiu sua classificação para a fase de oitavas de final da Eurocopa. Na próxima rodada, os holandeses jovem novamente na Johan Cruijff Arena, mas desta vez diante da Macedônia do Norte. Enquanto isso, a Áustria encara a Ucrânia em jogo que vale mais uma vaga na próxima fase. As duas partidas serão na segunda-feira (21), às 13h (de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo