Futebol Internacional

Ibañez marca no fim, e Roma vence Ajax de virada na partida de ida das quartas de final da Liga Europa

Imago Images

A Roma viajou até Amsterdã para enfrentar o Ajax nesta quinta-feira (dia 8) na Johan Cruyff Arena pela partida de ida das quartas de final da Liga Europa e venceu de virada por 2 a 1. Davy Klaassen abriu o placar no primeiro tempo, mas Lorenzo Pellegrini e o brasileiro Roger Ibañez viraram na segunda etapa. Com o resultado, os italianos podem até perder a volta por 1 a 0 que se classificam. Empate ou nova vitória da Roma garantem a vaga do time de Edin Džeko. O Ajax vai precisar ganhar por dois gols de diferença para ir às semifinais.

O Ajax perdeu a primeira partida em 2021. A equipe vinha de uma invencibilidade de 24 jogos – 21 vitórias e 3 empates. A última derrota havia sido pela Liga dos Campeões contra a Atalanta, no dia 9 de dezembro de 2020.

Dos quatro brasileiros em campo, Antony se destacou com boas participações no ataque do Ajax. Esteve presente diretamente na construção do gol do time e quase marcou de letra no segundo tempo. Ibañez não fez uma boa partida. Cometeu pênalti em Tadić – desperdiçado por ele mesmo -, mas sai como herói pelo bonito gol marcado aos 87′. David Neres não conseguiu vencer a marcação do paulista Bruno Peres e foi substituído por Brian Brobbey.

Devido à suspensão de André Onana e à lesão de Maarten Stekelenburg, o jovem goleiro Kjell Scherpen – de 21 anos e 2,04m de altura – ganhou oportunidade entre os titulares. Apesar de ter feito uma bela defesa no primeiro tempo, sai de campo como vilão pela falha no gol de empate da Roma. O goleiro do outro lado teve noite bem diferente: Pau López fez grandes defesas e foi o principal responsável pelo Ajax não ter marcado mais de um gol.

(Pau López defende pênalti de Tadić. Foto: Divulgação/OfficialASRoma)

+ Treinador da Lazio é diagnosticado com a Covid-19

+Com Helton Leite, Benfica atinge 3ª melhor sequência do século sem sofrer gols

Equilíbrio no primeiro tempo; gol de Klaassen

A primeira etapa foi equilibrada, com as estratégias dos treinadores explícitas. Erik ten Hag buscou valorizar a posse de bola e passes longos por dentro da defesa adversária. Outra estratégia foi acionar os brasileiros David Neres e Antony pelas pontas. Paulo Fonseca, por outro lado, escalou três zagueiros – entre eles o brasileiro Ibañez – e priorizou os contra ataques pelo lado esquerdo, com o ala Spinazzola. Na metade inicial do primeiro tempo, as ações ofensivas da Roma foram mais perigosas. Džeko finalizou uma vez nas mãos de Scherpen, e Cristante tentou um chute de longe, mas o goleiro de 2,04m fez grande defesa com o braço esquerdo.

Em uma dessas escapadas, Spinazzola sentiu a parte posterior da coxa e precisou ser substituído por Calafiori, apesar de ter insistido em permanecer no campo. Com isso, o Ajax cresceu no jogo e não foi mais incomodado pela canhota. Antony participou muito bem de três lances de perigo para os italianos. Aos 32′, o brasileiro encontrou Tadić dentro da área. O sérvio puxou para a perna esquerda, mas chutou mal. Aos 39′, Antony participou do lance do primeiro gol. Ele recebeu passe no alto, dominou com o peito e tentou passe de calcanhar, mas se enrolou com a bola e ela ficou com Diawara, volante da Roma. Ele recuou mal para Mancini, que ficou indeciso se ia ou não para a dividida. Klaasen não tinha nada a ver com a situação, tomou a bola, avançou até a área e tocou para Tadić. O camisa 10 podia bater ao gol, mas preferiu devolver para o holandês, que não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar.

Antony quase marcou o segundo aos 41′, quando tentou finalizar dentro da área, mas não pegou como gostaria e Pau López fez a defesa em dois tempos.

+ Jogadores do Liverpool sofrem ataques racistas após derrota em jogo da Champions League

Goleiro vilão e goleiro herói

O segundo tempo começou com um ritmo mais intenso e com boas chances de gol, sobretudo para o time da casa. Aos 50′, Pau López errou passe dentro da área, e Tadić teve a oportunidade de criar uma tabela e finalizar, mas o ataque não levou perigo. Um minuto depois, David Neres cruzou para Antony, mas a defesa interceptou e evitou o chute. Aos 52′, Ibañez derrubou Tadić dentro da área, e o árbitro Sergei Karasev apitou o pênalti. O próprio sérvio foi para a cobrança e bateu fraco, no meio do gol. Pau López foi esperto: não caiu para nenhum lado e defendeu a cobrança.

Com a defesa do pênalti, a Roma cresceu no jogo. Aos 55′, Bruno Peres cruzou para Džeko, mas a cabeçada balançou as redes pelo lado de fora. Aos 57′, Pellegrini cobrou falta perigosa no canto do goleiro, mas o jovem de 21 anos aceitou o chute, errou o tempo de bola e permitiu o empate dos visitantes.

O Ajax voltou a tomar conta das ações ofensivas depois de sofrer o gol, mas parou em Pau López. O técnico tirou David Neres de campo para colocar Brian Brobbey, atacante de 19 anos já negociado pelo RB Leipzig. A mudança surtiu efeito: aos 68′, o jovem fez o pivô para Tagliafico chutar de longe, mas Pau López espalmou para escanteio. Logo em seguida, Brobbey recebeu passe de Tadić na área e ficou cara a cara com o goleiro, mas ele fez a defesa. Aos 73′, após bonita jogada coletiva, Antony quase marcou de letra, mas a perna esquerda de López evitou o segundo gol. Aos 79′, Tadić tocou pelo alto para Antony, que pegou bonito de primeira. O goleiro fez nova defesa.

Aos 87′, após cobrança de escanteio da Roma, Klaassen desviou de cabeça para afastar o perigo, mas a bola sobrou para Ibañez, ainda dentro área. O brasileiro dominou no peito e encheu o pé para estufar as redes e virar o placar.

(Gol de Ibañez no fim do jogo. Foto: Divulgação/OfficialASRoma)

Próximos compromissos

Antes de se enfrentarem novamente pela partida de volta na próxima quinta-feira (dia 15) na partida de volta no Estádio Olímpico de Roma, Ajax e Roma entram em campo no próximo domingo (dia 11) pelas ligas nacionais. Os holandeses visitam o RKC pela Eredivisie, e os italianos recebem o Bologna pela Série A.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo