São Paulo

Igor Vinicius vira líder de assistências e pode ser titular na final

Rubens Chiri / São Paulo FC

As chances de Daniel Alves atuar no segundo jogo da final do Paulistão são muito remotas, para não dizer que são nulas. O lateral sofreu um trauma no joelho direito durante a partida de ontem (20), no Allianz Parque e foi substituído por Igor Vinicius, aos 32 minutos do primeiro tempo. De acordo com as informações oficiais do São Paulo, Dani ainda aguarda o resultado de uma avaliação feita na tarde desta sexta-feira (21).

Se confirmado o desfalque, não será a primeira vez que Igor Vinicius ganhará a posição do experiente camisa dez devido a uma lesão. O jovem foi titular nos dois jogos decisivos do Paulistão, contra Ferroviária e Mirassol e também na última rodada do estadual, contra o mesmo Mirassol, depois que Daniel Alves teve uma lesão na perna direita na partida contra o Racing-ARG, no dia 7 de maio.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Como titular, Igor Vinicius se tornou o principal garçom do tricolor, ele serviu os companheiros para gols em todos os jogos. Na rodada final da fase de grupos do Paulista, fez o cruzamento para o único gol do São Paulo. Contra a Ferroviária, serviu Gabriel Sara no primeiro gol do tricolor, também fez o cruzamento do segundo, marcado por Igor Liziero, após o desvio de Sara e ainda marcou um gol, após boa jogada de Benitez. Contra o Mirassol novamente, é Igor Vinicius quem toca para trás para que Luciano feche o placar em 4 a 0.

Com esse desempenho, Igor assumiu a liderança do ranking de assistências na temporada com cinco. Ele também empatou com Dani Alves em grandes chances criadas no Paulistão e empatou com Pablo, como jogador com mais participações diretas em gols no estadual, com sete. Além das cinco assistências, Igor fez dois gols na competição. No geral da temporada, Pablo tem um gol pela Libertadores, o que faz com que chegue a oito participações diretas nos tentos marcados pelo São Paulo e lidere a estatística de forma isolada.

Com a entrada de Igor Vinicius, o São Paulo muda um pouco seu estilo de jogo, perde o trabalho organizacional que Daniel Alves faz. Mesmo atuando como ala, Dani trabalha bastante pela região central do campo e faz parte da construção das jogadas por ali em muitas ocasiões. Por outro lado, com Igor Vinicius, o tricolor ganha em profundidade pelo lado direito. Igor Vinicius explora muito mais a linha de fundo e aparece bem em jogadas de ultrapassagem, foi assim que surgiram duas das suas últimas três assistências.

Mapa de calor de Dani Alves no Paulistão, influenciado também por alguns jogos em que atuou como meia
Mapa de calor de Igor Vinicius no Paulistão

A grande verdade, é que Daniel Alves pode e faz a mesma função pelas laterais que Igor Vinicius desempenha quando o time decide jogar assim, como se pode observar olhando os mapas jogo a jogo, mas a recíproca não é verdadeira, o jovem não consegue ser o organizador que Daniel Alves é pelo lado direito do campo. Essa é uma mudança com a qual Crespo terá que lidar, já na sua primeira grande decisão pelo tricolor.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo