Z - Z Não marcar 3

Imprensa europeia coloca Brasil e Argentina como favoritas para Copa do Mundo 2022

Argentina Brasil sorteio
Photo by FRANCOIS-XAVIER MARIT/AFP via Getty Images)

Nesta sexta-feira (1) o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de Futebol 2022 foi realizado em Doha no Catar, e definiu os confrontos que começarão em 21 de novembro e terminarão em 18 de dezembro. Repercutindo o desenho dos grupos, os principais jornais da europa destacaram o favoritismo sul-americano com Brasil e Argentina.

Pela primeira vez na história, os potes não contaram com todas as seleções que participarão do torneio, por ainda estarem disputando a repescagem. Isso não impediu o desenho dos grupos, dos possiveis chaveamentos e é claro das apostas para o mundial.

O ‘Marca’ da Espanha que enfatizou a fome do treinador Luís Enrique após o sorteio ao dizer que “Queremos comer o mundo” tratou de colocar a ‘Fúria’ ao lado dos brasileiros entre os favoritos, e alertou para a campanha invicta das eliminatórias sul-americanas dizendo “(que) o mundo volte a olhar com medo” para a Seleção brasileira.

Na Inglaterra, o Daily Mail pôs Brasil e Argentina ao lado da França, Espanha e do país da Rainha como os favoritos, mas pondera “Senegal, Dinamarca, Holanda e Sérvia podem criar confrontos bem difíceis”.

E destaca que Tite, 60, está no ponto auge da sua carreira como treinador após administrar grandes clubes no Brasil, mas questiona “Tem muito talento para gerenciar, mas ele consegue colocar todos na mesma página?”.  Para os jornalistas do periódico inglês, a seleção brasileira tem um leque de opções estreladas que passam por Alisson, Thiago Silva, Fabinho, Casemiro e Vini Jr, além de Neymar.

O jornal ainda lembra que a Argentina também chega ao Catar invicta e com tanta moral quanto o rival sul-americano, e opina que para Messi, 34, o mundial será “o canto do cisne” do atleta argentino, muito criticado pela temporada decepcionante no PSG.

O francês L’Equipe trata o Brasil como o time a ser batido pelos franceses enfatizando que a canarinho recuperou o primeiro lugar do ranking FIFA enquanto os Blues subiram apenas para o terceiro, atrás da Bélgica.

Já o tradicional Gazeta Dello Sport da Itália diz que o caminho do Brasil para a conquista do Mundial do Catar passará pelos pés de Neymar, que compartilha dos maus momentos do PSG com o ídolo argentino, o jornal acredita que a estrela brasileira virá com fome para o torneio “a dificuldade em aceitar o fracasso torna-se a primeira motivação para perseguir o próximo triunfo” lembrando da eliminação histórica do clube francês para o Real Madrid no Santiago Bernabéu.

Uma última dança para Messi e Cristiano Ronaldo?

“Ele vai jogar até os 40 anos e depois vai curtir a vida” é o que afirma a mãe de Cristiano Ronaldo ao podcast ADN de Leão ao ser perguntada até quando o atleta português jogará profissionalmente. Se confirmada essa resposta, Ronaldo terá apenas mais três anos de vida útil para o futebol, hoje, nos seus 37 anos e protagonista do melancólico time do Manchester United, o português caminha para sua 5ª Copa do Mundo.

Mas desta vez, Cristiano não carrega o favoritismo que teve nas participações anteriores. Portugal é tratada sem muita expectativa pelos principais jornais europeus, principalmente por depender do veterano jogador que mais uma vez foi crucial para a classificação portuguesa. “Quem vai decidir sou eu” esbravejou o atleta lusitano sobre sua aposentadoria.

Compartilhando do mesmo sentimento dos torcedores portugueses, os argentinos veem a Copa do Catar como a possível última grande exibição de Lionel Messi com a camisa argentina, a permanência do atleta nascido em Rosário na seleção é incerta, “Depois da Copa do Mundo vou ter que repensar muita coisa” respondeu a um repórter argentino no pós-jogo contra a Venezuela.

Rodeado de incertezas, o ídolo argentino jogou mais dúvida na cabeça do torcedor e da imprensa com sua frase enigmática, mas que para muitos já era esperada. Messi chegará aos 35 anos e em sua 5ª Copa do Mundo, entre altos e baixos, Lionel não pensa no futuro agora.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo