Futebol Internacional

Iñaki Williams, do Athletic Bilbao, atinge marca de 150 jogos seguidos na La Liga

Foto: Divulgação/Athletic Bilbao

Nem lesão, nem suspensão e muito menos má fase. Nada foi capaz de impedir que o atacante Iñaki Williams entrasse em campo nas últimas 150 partidas do Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol. A marca impressionante foi atingida nesta terça-feira, na derrota do clube basco para o Barcelona, no Camp Nou.

Para encontrar um jogo do Bilbao na La Liga sem a presença de Williams em campo, deve-se voltar mais de quatro anos no tempo. Mais precisamente até 17 de abril de 2016, quando a equipe enfrentou o Málaga, pela 33ª rodada da temporada 2015/16. Na ocasião, o espanhol foi desfalque devido a dores musculares na coxa.

Desde então, muita coisa mudou no clube, mas Williams continuou sendo figura certa nos jogos. Não houve uma única partida sequer no Campeonato Espanhol sem a participação do atacante, seja como titular ou saindo do banco. Ele disputou as cinco rodadas finais da temporada 2015/16, todas as 38 rodadas em 2016/17, 2017/18 e 2018/19, e até agora, todas as 31 rodadas da temporada 2019/20. E nessa sequência impressionante, acumula os seguintes números:

  • 54 vitórias
  • 47 empates
  • 49 derrotas
  • 31 gols
  • 23 assistências
  • 12 cartões amarelos
  • 129 partidas como titular
  • 21 partidas saindo do banco
Iñaki Williams chegou em 2012 ao Athletic Bilbao (Foto: Divulgação/Williams)

Dessa forma, são quatro anos sem sofrer nenhuma lesão, sem ser expulso, sem ser suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos (na Espanha, o limite é de cinco) e sem desagradar nenhum técnico. E não foram poucos. Durante esse período, já passaram quatro treinadores diferentes pelo Bilbao – Valverde, Ziganda, Berizzo, Garitano -, e todos tinham o jogador como peça-chave da equipe.

E com um contrato pouco usual até 2028, Williams tem tudo para aumentar a própria marca. Ele já é o recordista em partidas consecutivas de toda a história do Athletic Bilbao e também, entre todos os jogadores em atividade na La Liga.

No entanto, para bater o recorde histórico do Campeonato Espanhol, o atleta de 26 anos tem um longo caminho pela frente. O goleiro Arconada e o zagueiro Larrañaga, ambos ex-Real Sociedad, acumularam 188 e 202 jogos seguidos no torneio, respectivamente. Para ultrapassar os dois, Williams precisaria jogar as sete partidas restantes dessa temporada, todas as 38 rodadas de 2020/21 e, pelo menos, os oito primeiros jogos de 2021/22. Será que ele consegue?

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo